Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Simpep é apoiador da segunda edição Congresso Brasileiro do Plástico no RS

O  Simpep é apoiador da 2ª edição do Congresso Brasileiro do Plástico, que será realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS). Entre as inúmeras aplicações do material, o evento traz especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar cases sobre a contribuição do plástico no desenvolvimento ambiental, social e econômico.

A importância do plástico em diversos setores da economia, como construção civil e saúde, além de temas relacionados ao futuro da indústria de transformação no País e redução do desperdício de alimentos e resíduos de embalagens, bem como soluções tecnológicas inovadoras, com ênfase em visão computacional e inteligência artificial, também fazem parte das palestras.

Uma das matérias-primas mais estudadas no mundo, o plástico, gera eficiência energética, economia, alta performance e sustentabilidade em diversos tipos de aplicação. Na saúde é usado em materiais e equipamentos que tornam os procedimentos médicos mais eficazes e seguros. Na construção, possibilita redução no custo das obras e conforto térmico e acústico em algumas instalações.

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

Uma das presenças internacionais confirmadas para o 2° Congresso Brasileiro do Plástico é o Dr. Lorenzo Tavazzi. Diretor da Prática de Cenários e Inteligência da EuropeanHouse – Ambrosetti, Tavazzi trabalhou em projetos de estratégia e internacionalização para empresas como ABB, BASF, Unilever, PlasticsEurope Itália e foi responsável por estudos da retomada do setor plástico na Europa.O executivo virá ao Brasil para o Congresso Brasileiro do Plástico dissertar sobre o assunto.

A importância do plástico na medicina estará em destaque na palestra da Dra. Maria Elizete Kunkel, que falará sobre a evolução das órteses e próteses feitas em impressora 3D. Maria Elizete Kunkel é professora adjunta de Engenharia Biomédica, subárea Biomecânica. Trabalhou 8 anos com ensino e pesquisa na Alemanha, no Instituto de Robótica Médica em Braunschweig e no Instituto de Pesquisa em Biomecânica em Ulm. Atualmente, coordena o Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, desenvolvendo pesquisas na área de Tecnologia Assistiva (próteses, órteses e cadeira de rodas), antropometria e criminalística.

O Dr. Joaquim Caracas apresentará aplicações racionais do plástico na construção civil. O engenheiro fundou, em 1997, a Impacto, empresa focada no desenvolvimento de sistemas construtivos para lajes prediais, utilizando técnicas patenteadas e inovadoras. Diversas tecnologias de seu portfólio envolvem plástico reciclado, design inteligente e concreto protendido, promovendo economia de até 85% no uso da madeira e até 45% em mão de obra. Esse modelo tem se consolidado por todo o Brasil como um formato inovador e sustentável para a execução de estruturas.

A indústria de transformação do plástico será o tema abordado por ÉvertonSimões Van Dal, engenheiro de Tecnologia da Braskem. Van Dal graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade Pierre e Marie Curie (França), com períodos de estudo no INSA Toulouse (França) e na Universidade de Newcastle (Inglaterra). É fundador da Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR. Participou da SingularityUniversity no campus da NASA na Califórnia, recebendo uma formação em novas tecnologias e inovação. Atualmente, na Braskem, trabalha avaliando novas tecnologias renováveis e também é responsável por iniciativas em impressão 3D.

Do entendimento à solução, o tema poluição nos mares será apresentado pelo Prof. Dr. Alexander Turra. Livre docente no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Turra tem formação na área de Ciências Biológicas e mestrado e doutorado em Ecologia. Com experiência nas áreas de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica e Gerenciamento Costeiro, atua principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação marinha; Impacto ambiental marinho; Ecologia de populações marinhas, com ênfase em caranguejos ermitões; Estrutura e organização de comunidades marinhas.

A segunda participação internacional vem da Alemanha, assim com o italiano Tavazzi, atender exclusivamente ao Congresso Brasileiro do Plástico. Guido Aufdemkamp, diretor executivo da FlexiblePackaging – FPE (Embalagens Flexíveis da Europa), apresentará um painel sobre embalagens flexíveis com ênfase na redução do desperdício de alimentos e resíduos de embalagens. Formado em economia, Aufdemkamp tem como atividade principal representar a indústria de embalagens flexíveis europeia a nível europeu e no cenário internacional. A FPE lida com uma ampla gama de questões relevantes para a indústria de embalagens flexíveis, mais notavelmente o contato com alimentos, sustentabilidade e questões ambientais.

O Congresso também terá espaço para a tecnologia, com a palestra do Dr. Charles Stempniak, CEO da Smart Matrix. O doutorando em Engenharia versará sobre drones, visão computacional e inteligência artificial, destacando o uso dessas tecnologias a serviço da saúde e da segurança. Stempniaktrabalha em diversas áreas que envolvem tecnologia de hardware, incluindo design de produtos que demandam injeção de moldes para componentes de plástico e fibra de carbono. Durante o congresso o executivo fará demonstrações com dois drones hexacópteros e um óculos de realidade virtual usado em simulações de voos.

Para Alfredo Schmitt, presidente do Congresso Brasileiro do Plástico, a programação proporciona aos participantes a oportunidade de ter acesso a informações e conhecimento dos mais variados segmentos, mas todos destacando a importância do plástico. “Contaremos mais uma vez com um excelente grupo de palestrantes. São profissionais de alto nível, que apresentarão cases de diversas áreas nas quais o plástico é essencial para o exercício das suas atividades”, explica o executivo.

Sobre o Congresso

A 2ª edição do Congresso Brasileiro do Plástico reunirá os principais especialistas do setor do plástico, representantes de sindicatos, membros de entidades ligadas ao setor, professores e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, empresários e representantes do Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário)para ampliar os conhecimentos sobre essa importante cadeia produtiva e sua contribuição para a sociedade.

O Congresso é organizado por três importantes sindicatos do setor do plástico – Sindicato das Indústrias de Materiais Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi) e Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast).

O evento conta com o apoio especial de entidades como a ABIPLAST, Adirplast,Simpep, Simpesc, além de Abimaq, ABINFER, ABRAPLA, INP, Simplast, SIMPLAS NP e Sindiplast.

Além dos sindicatos, o evento conta com o patrocínio de empresas como Braskem, Fitesa e FFS Filmes. Além das empresas entidades do setor como a Plastivida, Instituto do PVC, e ABIEFque também patrocinam o evento.

Siga o Congresso Brasileiro do Plástico no Facebook: http://migre.me/jhCip.

 

Serviço:
2º Congresso Brasileiro do Plástico
Data: 5 e 6 de outubro de 2016
Local: Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Endereço: Av. Ipiranga, 6.681 – Paternon – Porto Alegre/RS

Mais informações:  www.congressodoplastico.com.br

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163