Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Sacola plástica não é o grande vilão ambiental

Associações e entidades ligadas à indústria do plástico e a supermercados de todo o País vêm desenvolvendo iniciativas em conjunto, para conscientizar a população de que as sacolas plásticas não são o grande vilão causador da poluição. Entre essas ações está a redução da oferta de sacolas plásticas ao consumidor, aliada a uma preocupação maior com a eficiência do produto.

A indústria do plástico – representada pela Abief, pela Plastivida e pelo Instituto Nacional do Plástico – criou o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, como forma de alertar para a importância de distribuir exclusivamente sacolas plásticas, em conformidade com especificações técnicas pré-estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Em 2008, a produção nacional de sacolas plásticas somava 18 bilhões de unidades/ano. Em 2010, esse número caiu para 13,9 bilhões, representando uma redução no consumo de mais de 4 bilhões de sacolas”, afirma o presidente da Abief, Alfredo Schmidtt.

O presidente do Instituto Plastivida, Miguel Bahiense, ressalta que boa parte do consumo excessivo se deve à decisão do setor varejista de optar por sacolas mais finas, o que resultou na redução da quantidade de matéria-prima empregada na fabricação. “As sacolas mais finas fizeram o consumidor adotar a postura de colocar uma dentro da outra para conseguir suportar o peso dos produtos”, lembra. “O que estamos fazendo hoje é chamar a atenção da indústria, do setor varejista e de empacotadores, que a sacola plástica está mais resistente, tendo como foco evitar o desperdício”, completa.

Fonte: Agência Câmara

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163