Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Reestruturação e inovação no foco da Braskem

A reestruturação da Braskem, que será anunciada nas próximas semanas, não deve mudar os principais planos que a companhia tem para o ano, de acordo com a empresa. Para 2012, um dos focos é a produção de propeno a partir do açúcar que, se receber o aval final da companhia, entra em funcionamento já em 2013.

“Em 2012 vamos tomar a decisão sobre a planta com capacidade de produção de 30mil toneladas por ano”, conta Edmundo Aires, vice-presidente de inovação. A fábrica vai demandar investimento de US$ 100 milhões é o próximo passo na estratégia que vem sendo adotada desde 2011, com foco em impulsionar projetos que envolvam matérias-primas renováveis.

Segundo a analista Alessandra Lancellotti, da Frost & Sullivan, a reestruturação no alto-escalão pode ter conexão como foco em inovação, cada vez mais intensificado dentro da empresa. “A Braskem vem revigorando seu portfólio de produtos com os químicos ‘verdes’. Acho que isso também exige uma reestruturação por parte da empresa, que passa a ter a necessidade de um novo perfil de profissional”, diz.

Para ela, as mudanças devem reforçar a atuação da Braskem no mercado internacional, posicionando-a como uma fornecedora-chave de químicos verdes. Solange Stumpf, sócia-diretora da Maxiquim, consultoria que atua na área petroquímica, afirma que a maior demanda do propeno “verde” vem do mercado externo, principalmente Europa, onde as regulamentações relacionadas a produtos renováveis são mais fortes. “Aqui a demanda ainda não é grande”.

Para se ter uma ideia da intensificação da estratégia baseada em inovação, a Braskem, dobrou, no último ano, o número de profissionais que trabalham 100% focados nesta área, chegando a 300 funcionários. O motivo da virada na estratégia da empresa foi a internacionalização.

Em 2010 e 2011 a companhia teve dois anos de investimentos no mercado exterior e, com isso, a política de inovação teve que ser mudada, de olho no crescimento da competitividade. A estrutura da área de inovação não sofrerá mudanças na reestruturação, que deve ser anunciada antes da divulgação de resultados, que ocorre no próximo dia 13.

Fonte: Brasil Econômico.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163