Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Projeto Etileno XXI da Braskem Idesa tem financiamento aprovado pelo BNDES

Recursos de US$ 700 milhões se somam aos já aprovados pelo BID, IFC e SACE

A Braskem Idesa anuncia que em 5 de junho foi aprovada uma linha de financiamento na modalidade de project finance de US$ 700 milhões pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para financiar o maior projeto petroquímico em construção nas Américas: BRASKEM IDESA – Projeto Etileno XXI.

Estes recursos se somam aos já aprovados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no mês de abril, o International Finance Corporation (IFC), um organismo que pertence ao Banco Mundial, e a Agencia de Credito Italiana, SACE, estes dois últimos em maio. O grupo de instituições financeiras também estará formado pelo banco de desenvolvimento do México, BANCOMEXT e NAFINSA – Nacional Financiera, e por bancos comerciais, cujos recursos ainda estão em fase final de aprovação. Os financiamentos estão sujeitos à conclusão da formalização documental.

O empréstimo será feito à Braskem Idesa SAPI, joint venture controlada pela empresa brasileira Braskem S.A. e com participação relevante do grupo mexicano Idesa, com o objetivo de construir e operar um complexo petroquímico que terá capacidade para produzir 1 milhão de toneladas anuais de polietilenos, através de um cracker de eteno e três plantas de polimerização (duas de polietileno de alta densidade e uma de polietileno de baixa densidade).

O Projeto Etileno XXI, localizado no município de Nanchital, Veracruz, segue avançando dentro do cronograma planejado, as obras de terraplenagem e preparação do terreno estão 70% concluídas, e a construção civil começou no dia 18 de maio com as primeiras fundações. Perto de 50% dos equipamentos críticos necessários para o complexo já foram adquiridos, e neste momento 2.100 pessoas trabalham no projeto. Prevê-se chegar a 9.000 empregos durante o pico da construção, que ocorrerá nos anos de 2013 e 2014. Com o inicio das operações em 2015 serão gerados 3.000 empregos diretos e indiretos permanentes.

O polietileno é um importante insumo para a fabricação de uma ampla variedade de produtos nas seguintes indústrias: Construção Civil, Automobilística, Eletrônica, Eletrodoméstica, Agrícola, Alimentos e Bebidas, bem como de Embalagens.

Sobre a Braskem Idesa S.A.P.I.

Constituída em 2009, a Braskem Idesa é uma joint venture entre a Braskem S.A., a maior empresa petroquímica das Américas, e o Grupo Idesa, uma empresa mexicana líder na petroquímica. Juntos estão desenvolvendo o projeto Etileno XXI, que está focado na construção e operação de um complexo petroquímico que produzirá polietileno no Estado de Veracruz, México. O projeto exigirá um investimento de USD 3 bilhões de dólares e iniciará suas operações em 2015.

Fonte: Braskem

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163