Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Produção da indústria nacional deve cair neste ano

A produção brasileira de bens de capital mecânicos deve despencar 20% neste ano. A previsão foi feita pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que afirma ainda que o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) deve cair dos atuais 75% para cerca de 70%.

Segundo a entidade, o setor vem sendo pressionado pela entrada maciça de importados no País, o custo Brasil e o câmbio desfavorável. – Porém, apesar das projeções nada otimistas, a indústria de máquinas e equipamentos faturou R$ 81,2 bilhões em 2011, aumento de 9,2% em relação ao ano anterior. “O que está segurando o mercado interno é o setor de petróleo e gás, uma vez que a Petrobras garante índice mínimo de nacionalização de seus equipamentos”, disse ontem em coletiva de imprensa o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto.

Por isso, a principal reivindicação do setor continua sendo o impedimento da entrada de produtos estrangeiros no País. “O faturamento do setor deve continuar sustentado pelas máquinas importadas”, diz Neto.

Fonte: DCI.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163