Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Plásticos sem segredos na “Ilha da Reciclagem”

Iniciativa permitirá que os visitantes da Interplast 2012 confiram de perto todos os processos da reciclagem de plásticos

A 7ª Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Expoville, em Joinville (SC), recebe a “Ilha da Reciclagem dos Plásticos”.

Esta é uma iniciativa da Termotécnica, que é apoiada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), Plastivida ? Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Comissão Setorial de EPS da ABIQUIM, Instituto Nacional do Plástico (INP) e Instituto do PVC (IPVC), em uma realização das empresas Interativa Reciclagem, Mecanofar, LGMT, Romi e RS de Paula, contando com o patrocínio da Innova e a promoção da Messe do Brasil.

Com 96m², o espaço objetiva mostrar as propriedades dos plásticos, sua reciclabilidade, reaproveitamento e as possibilidades de aplicações em novos produtos com matéria-prima reciclada. Além disso, promove ações de conscientização e boas práticas de utilização e descarte.

“Queremos desmistificar a reciclagem do plástico, mostrando como ela pode ser feita de uma forma simples e sustentável. O objetivo é despertar na população a consciência para a reciclagem. É fundamental que a população saiba de sua responsabilidade em separar e destinar corretamente os materiais recicláveis. Com a participação de todos, sim, é possível reciclarmos cada vez mais e termos um mundo mais limpo e sustentável”, explica Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.

Também serão distribuídos materiais informativos que valorizam a importância da cultura da reciclagem como fundamental para o futuro do planeta e das próximas gerações, confrontando mitos e fatos.

Vale lembrar que a Termotécnica recicla mais de 500 toneladas de EPS (também conhecido como isopor®) ao mês, e já conta com mais de 1000 pontos de coleta e a parceria de mais de 260 cooperativas de reciclagem em todo o país.

Miguel Bahiense, que preside a Plastivida, o Instituto do PVC e o INP, acredita que é por meio da educação ambiental e de exemplos como este, que será levado à Interplast, que se consegue harmonizar as necessidades do consumidor moderno, seu bem-estar, a economia e a praticidade que os plásticos proporcionam, à preservação ambiental. “Ao divulgarmos as propriedades dos plásticos, as várias possibilidades de reúso e a sua reciclabilidade que acontece, a população passa a compreender a importância do descarte adequado e, assim, damos um passo na preservação ambiental”, afirma Bahiense.

Interplast 2012 – Feira e Congresso da América do Sul

Datas: 20 a 24 de agosto

Horário: das 14 às 21h

Local: Expoville – Joinville (SC)

Informações: www.interplast.com.br

Sobre a Termotécnica

Fundada em 1961, a Termotécnica é a maior transformadora de EPS (Poliestireno Expandido, conhecido como isopor®), da América do Sul. Focada na produção de soluções, fabrica sua própria matéria-prima e produtos acabados com a melhor performance do mercado, otimizando o processo logístico do cliente e valorizando seus produtos. Atua nos segmentos de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, construção civil, utilidades domésticas, agroindústria, alimentício, bebidas, produtos frágeis, entre outros. Dispõe de unidades em Joinville e Pirabeiraba (SC), Goiânia (GO), São José dos Pinhais (PR), Rio Claro (SP), Indaiatuba (SP), Petrolina (PE), Sapucaia do Sul (RS) e Manaus (AM).

Sobre a Plastivida

A Plastivida foi fundada em 1994 para promover a importância dos plásticos na vida moderna e sua utilização ambientalmente correta. Trata-se da entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor, para divulgar a importância dos plásticos na vida moderna, promover sua utilização ambientalmente correta e conscientizar a população para a prática da coleta seletiva e reciclagem, com base no conceito dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Sobre o Instituto do PVC

O Instituto do PVC representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC, desde os fabricantes de matéria-prima até os recicladores. Seu compromisso é orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, difundindo suas qualidades técnicas e ambientais, bem como sua versatilidade e reciclabilidade.

Sobre o Instituto Nacional do Plástico (INP)

Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. A entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão-de-obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos de melhor qualidade.

Fonte: Portal Farol Comunitário

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163