Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

PIB do Japão cai 2,3% no 4º trimestre de 2011

A economia japonesa contraiu-se 2,3% no quarto trimestre do ano passado, em termos anualizados. Esse foi o quarto trimestre dos últimos cinco em que o PIB japonês recuou, em meio às queda das exportações causada pela fraca demanda global, pelo iene apreciado e pelas inundações na Tailândia.

Economistas consultados previam que o PIB real fosse recuar, em termos reais e anualizados, 1,6% na comparação com o trimestre anterior. “Em dezembro, as exportações e a produção aumentaram depois [dos estragos inicialmente causados pelas] enchentes na Tailândia, e se levarmos esses fatores em consideração e olharmos para a situação econômica geral, acredito que podemos dizer que o movimento de alta continua”, disse o ministro da Economia, Motohisa Furukawa, em comunicado.

Na comparação com o terceiro trimestre, em termos não anualizados, o PIB japonês caiu 0,6%. O consumo privado, que responde por cerca de metade da economia japonesa, expandiu-se 0,3% no quarto trimestre. As famílias compraram mais automóveis e gastaram mais com restaurantes no período.

A perspectiva para o primeiro trimestre parece melhor, em meio à expectativa de aumento da demanda relacionada com a continuação da reconstrução após os desastres de março do ano passado e os sinais de vigor da economia americana, embora incertezas, incluindo o iene ainda forte, possam pesar sobre o crescimento.

Fonte: Valor Econômico.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163