Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Petroplus pede concordata na Europa

A refinaria Petroplus, com sede na Suíça, pediu concordata, colocando mais de 2 mil postos de trabalho em risco na Europa, após bancos cobrarem dívidas, gerando um calote de US$ 1,75 bilhão.

A maior refinaria independente da Europa em capacidade vem cambaleando desde que seus credores restringiram o crédito no final do ano passado, com fracas margens de refino e alta dívida, que foi o resultado do seu modelo de negócio baseado em aquisições, apoiado por bancos privados. Em e-mail a clientes, a Petroplus disse que interrompeu todos os fornecimentos de sua refinaria Coryton, na Inglaterra.

No início do mês, a Petroplus interrompeu a produção em 3 refinarias na Suíça, França e Bélgica e reduziu pela metade a produção de unidades no Reino Unido e Alemanha enquanto luta para pagar pelo petróleo. “Trabalhamos duro para evitar esse resultado, mas não fomos capazes de chegar a um acordo com nossos credores para resolver essas questões, dado o aperto e a dificuldade dos mercados europeus de crédito e refino”, disse o diretor-executivo da Petroplus, Jean-Paul Vettier, em comunicado. A diretoria da Petroplus está agora preparando o processo de falência na Suíça, disse o grupo.

Fonte: agências internacionais.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163