Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Petrobras inaugura laboratório de pesquisa em química de petróleo no ES

 

A Petrobras e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) inauguraram na segunda-feira (26), em Vitória (ES), o Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP), maior centro de pesquisa nessa área, dentro de uma universidade brasileira e um dos maiores do país.

O principal objetivo do empreendimento é atender a demanda de pesquisas relacionadas às análises químicas de óleos brutos; estudos de perfis físico-químicos, testes e desenvolvimento de produtos químicos, produção de resíduos e águas de formação. O laboratório possibilitará pesquisas geológicas, de elevação e escoamento.

Dois projetos já estão em andamento em parceria com a Ufes e serão conduzidos no núcleo. O primeiro é referente ao desenvolvimento de novas técnicas de caracterização de petróleo para a área de Exploração e Produção. O segundo estuda o comportamento de perfil de velocidades para medição de gás de flare. Os investimentos feitos por meio da Rede Temática de Óleos Pesados foi de aproximadamente R$ 31 milhões, divididos em infraestruturas laboratoriais, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de métodos analíticos laboratoriais para suporte em Pesquisa & Desenvolvimento.

Em uma área de 3000 m², o núcleo abriga 24 laboratórios de apoio às atividades da Unidade de Operações da Petrobras no Espírito Santo (UO-ES). O estado é atualmente o segundo maior produtor de petróleo do país.

Fonte: portal TN Petróleo.


Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163