Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Petrobras estima dobrar volume de importações

A média diária de importação de gasolina pode quase dobrar este ano em relação ao ano passado. A afirmação foi feita ontem pela presidente da Petrobras, Graça Foster. Segundo a executiva, a média diária, em 2012, deve ficar entre 80 mil e 90 mil barris de gasolina contra os 43 mil barris registrados no ano passado. Graça afirmou que, em novembro, a petroleira importou média de 80 mil barris de gasolina por dia, e esse volume deve aumentar em dezembro por causa das férias de fim do ano.

“[A importação] continua muito forte”, disse Graça Foster, após participar da abertura do Encontro Nacional da Mulher, Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. “Até o fim do ano a tendência é [que as importações] fiquem no mínimo como estão, cair não vão cair”, frisou.

A crescente necessidade de importação de gasolina e diesel e a alta do preço do barril do petróleo no mercado internacional levou a analistas e investidores da Petrobras a passarem o ano pedindo à companhia reajustes dos preços dos combustíveis, alegando defasagem de preços comparados aos praticados no exterior. Ontem, Graça reiterou que não há data para reajuste. “Não tem previsão. A Petrobras está com suas contas neste ano fechadas, está muito bem com o caixa, mas não há previsão de aumento”.

Em relação aos planos de desinvestimento, que somam R$ 14,8 bilhões, Graça disse que não há data prevista para a venda da refinaria de Pasadena, nos EUA. A executiva frisou que o ativo está no pacote que deve ser vendido até o fim de 2013.

Fonte: Valor Econômico

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163