Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

PDVSA prevê entrar em março na refinaria Abreu e Lima

A petroleira estatal venezuelana PDVSA espera concretizar em março sua participação na construção da refinaria Abreu e Lima, que a Petrobras já começou a construir em Pernambuco, declarou, ontem, o ministro venezuelano do Petróleo, Rafael Ramírez. “Apresentamos uma série de garantias ao BNDES, que é quem está dando o empréstimo para a refinaria. Nos ajustamos a todos seus requerimentos e agora temos um prazo de até 31 de março deste ano para finalizar nosso ingresso”, declarou Ramírez em entrevista à emissora oficial VTV.

Na terça-feira, a Petrobras informou que a PDVSA indicou através de uma carta que ainda não contava com o aval do BNDES para se somar como sócio do projeto da refinaria, onde espera ter 40% de participação. A Petrobras fixou sem sucesso em várias oportunidades uma série de prazos para a concretização da sociedade. A estatal está agora analisando uma resposta, afirmou Paulo Roberto Costa, diretor da Petrobras.

A Petrobras – que em 2007 iniciou a construção da refinaria sozinha – espera há anos a entrada do capital venezuelano, apesar do interesse expresso pelo presidente Hugo Chávez. O projeto para construir Abreu e Lima, que terá uma capacidade de processar 230.000 barris diários de petróleo pesado, surgiu há mais de sete anos, após um acordo entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Chávez. A refinaria teve um investimento inicial de US$ 4 bilhões.

Fonte: Jornal do Commercio (PE).

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731, 3° andar, conjuntos 301/302

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163