Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Paraná terá primeira fábrica de resina termoplástica de milho da América do Sul

 

A partir do segundo semestre de 2013, Pato Branco (Paraná) será a única cidade da América do Sul a abrigar uma indústria de resina à base de milho. Na sexta-feira, o município foi escolhido como sede de uma fábrica a ser construída por meio de uma parceria entre a Sementes Guerra e a francesa Limagrain – as obras já estão em andamento, embora ainda em fase de terraplanagem.

A resina produzida a partir do milho serve como matéria-prima para a produção de plásticos biodegradáveis, como sacolas que se decompões em 180 dias. A força da produção agrícola paranaense foi destacada por David Pearson, diretor da Biolice – braço da Limagrain responsável pela produção de plásticos biodegradáveis.

O investimento reforça a posição da região sul como um “polo” de plásticos oriundos de matérias-primas renováveis. Além da fábrica anunciada para Pato Branco, a região também abriga, no Rio Grande do Sul, uma planta da Braskem especializada em resinas derivadas da cana-de-açúcar – também conhecidas como plástico verde.

O empreendimento em Pato Branco conta com benefícios do programa Paraná Competitivo. Segundo Beto Richa, governador do Estado, o programa viabilizou R$ 9 bilhões em investimentos no ano passado – e, hoje, tem mais R$ 15 bilhões em fase de negociação. “O Paraná está sendo inserido novamente na agenda dos empreendedores nacionais e internacionais”, comemora.

Fonte: revista Amanhã.


Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163