Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

PR pode ser referência em logística reversa

O setor de plástico paranaense pode se tornar um exemplo em matéria do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e se destacar em todo país com a eficiência de seu processo de logística reversa. Isso porque as empresas do Estado contam com um importante recurso para destinação correta dos resíduos sólidos: a CVMR – Central de Valorização de Materiais Recicláveis, apoiada e financiada pelo Simpep, demais empresas, associações de classe e sindicatos patronais.

“Estamos à frente de muitos estados brasileiros com a CVMR, uma conquista de todo o setor industrial paranaense. Sendo assim, cabe a nós, como empresários, dar o exemplo e cumprir a nova Lei, não apenas aderindo à CVMR, mas também colaborando com ideias, incentivando a adoção de novas tecnologias e motivando a participação de todos”, ressalta a presidente do Simpep, Denise Dybas Dias.

De acordo com a Lei nº 12.305/10, a partir de 2014, as empresas devem apresentar planos de execução de como farão para que a logística de reversa aconteça. Algumas indústrias do setor no Paraná já estão sendo notificadas a demonstrar estas ações e a CVMR desponta como a única alternativa para este tipo de embalagem, sendo uma solução disponível credenciada pelos órgãos competentes.

“Hoje, a CVMR é um recurso disponível para as empresas associadas, que possuem como benefício a participação com custos diferenciados, em relação às não associadas”, adverte o executivo do Simpep, Luiz Roberto dos Santos, ressaltando que a participação de um maior número de empresas é essencial para o avanço do projeto.

O não cumprimento da legislação pode gerar multas que variam de R$ 5.000 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000 (cinquenta milhões de reais).

As empresas associadas interessadas em aderir à CVMR podem entrar em contato com o Simpep, pelo telefone (41) 3222-4551.


Com ampliação em 2014, CVMR é modelo de política pública para o Brasil

Com aprovação de entidades governamentais, que incentivam a sua ampliação em todo o Paraná, a CVMR consolidou-se como modelo eficaz de logística reversa para o Brasil. Sendo assim, a ferramenta pode ser transformada, em breve, em política pública nacional.

No próximo ano, por meio de esforços e investimentos do setor industrial, a CVMR será ampliada com mais três centrais iguais à de Pinhais, em diferentes regiões do Paraná: região de Campos Gerais, município de Carambei, e nas cidades de Londrina e Maringá, atendendo às suas respectivas regiões metropolitanas.

A ampliação do projeto recebeu a aprovação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, grupo de trabalho do Ministério Público do Estado do Paraná. O órgão declarou que a fase II da CVMR, que inclui a instalação de três novas centrais de reciclagem no Estado, atende aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o edital de chamamento nº 01/2012 do Governo do Paraná, bem como a Lei Estadual nº 12493/99, referente ao tratamento e destinação final de resíduos sólidos.

 

Saiba mais sobre a CVMR

Com sede em Pinhais (PR), a CVMR ocupa um espaço de aproximadamente dois mil metros quadrados, dotado de infraestrutura de ponta. São prensas com capacidade de até 35 toneladas, veículos para o transporte de materiais, investimentos em treinamentos e capacitações, além da Usina de Transformação de PET em Flakes, utilizada no ciclo da reciclagem.

Dados do período janeiro a novembro de 2013, indicam o processamento de 140 toneladas/mês de materiais recicláveis. Isso significa que mais de 1,5 tonelada deixa de ir para os aterros. Depois de processadas, as embalagens são vendidas para os grandes aparistas e indústrias, com retorno financeiro para os catadores, por meio de suas respectivas associações.

Ao todo 150 famílias, da Associação de Catadores, que compõem a rede Cata Paraná, são beneficiadas diretamente, sob a supervisão da ONG, Instituto Lixo e Cidadania , parceira do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em: 17/12/2013

 Clique aqui para visualizar a newsletter completa.

 

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163