Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Oito empresas vencem Prêmio Nacional de Inovação, de produtos de beleza a software

Os investimentos das indústrias brasileiras para o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços são decisivos para o desenvolvimento do país, porque melhoram a competitividade das empresas e da economia. “A inovação tecnológica reduz os custos, aumenta a produtividade e a oferta de bens e serviços”, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na noite de terça-feira, 2 de agosto, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Inovação, no Centro de Convenções do Sheraton WTC, em São Paulo.

O Prêmio Nacional de Inovação, concedido pela CNI e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), avaliou este ano 427 projetos de 254 empresas em quatro categorias: gestão da inovação, competitividade, design e desenvolvimento sustentável. As oito vencedoras, premiadas em duas modalidades, micro e pequena empresa e média e grande empresa, foram escolhidas entre 24 finalistas.

Vencedora da categoria Competitividade, modalidade micro e pequena empresa, a indústria mineira Kapeh Cosméticos desenvolve produtos de beleza à base de café. A Kapeh investe, desde 2009, em pesquisas sobre as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do café para produzir cremes, filtros solares, perfumes e aromas. Os produtos são vendidos em todo Brasil e exportados para a Europa.

A outra vencedora da categoria Competividade na modalidade média e grande empresa foi a Novus Produtos Eletrônicos, de Porto Alegre. A indústria ganhou o Prêmio com o FieldLogger, produto destinado à automação de prédios e empresas, mais barato e com mais funcionalidades que os concorrentes.

Na categoria Desenvolvimento Sustentável, a vencedora da modalidade micro e pequena empresa foi a Isoblock, Construção e Tecnologia, de Natal, com o produto Iso-blo, um composto de materiais reciclados como concreto e plástico. O Iso-blo pode ser usado na construção de lajes, tijolos, isolamentos térmico e acústico ou preenchimento de juntas. Na mesma categoria, na modalidade média e grande empresa, a premiada foi a Greif Embalagens Industriais, do Amazonas, com o projeto de redução do consumo de energia e insumos na linha de produção.

A vencedora da categoria Design, na modalidade micro e pequena empresa, foi a Origem, indústria mineira de jogos e objetos lúdicos. O projeto premiado foi o Oficina Pensar e Agir, que criou kits com jogos pedagógicos para alunos do ensino fundamental. Os kits contêm 11 jogos. Entre as médias e grandes empresas, o primeiro lugar em Design ficou com a MVC Componentes Plásticos, de Curitiba. A empresa foi premiada pelo desenvolvimento de uma caixa plástica leve, resistente e totalmente reciclável para guardar ferramentas ou materiais perecíveis.

A Zenite Soluções de TI foi a vencedora da categoria Gestão da Inovação, na modalidade micro e pequena empresa. A indústria do Recife implantou uma série de melhoria nos processos de produção, como a instalação de um software para avaliar a produtividade e programas que estimulam os empregados a atuarem de forma inovadora. Na modalidade média e grande empresa, a vencedora em Gestão da Inovação foi a Siemens, de São Paulo, na qual os processos inovadores ocorrem de forma sistematizada e os resultados são sempre avaliados para, futuramente, melhorar o desempenho global.

O Prêmio Nacional de Inovação tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A cerimônia de premiação, que reuniu cerca de 300 pessoas, contou com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, do secretário-executivo do MCT, Luiz Elias, do presidente da Finep, Glauco Arbix, do presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca, e do diretor presidente do MBC, Erik Camarano. A cerimônia foi encerrada com um show da cantora Vanessa da Matta.

Fonte: Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163