Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Novo secador de resina a vácuo da Maguire oferece operação livre de problemas e custos operacionais competitivos

O secador a vácuo Maguire® VBD™ é um sistema da nova geração que substituirá o secador a vácuo LPD™ atualmente em uso no mundo todo

Foi anunciado hoje pela Maguire Products, Inc. um secador de resina de design totalmente novo que representa um avanço drástico no conceito da secagem a vácuo, tornando a operação muito mais simples e confiável do que os sistemas a vácuo anteriores, ao mesmo tempo em que continua fornecendo reduções significativas no tempo de secagem e no consumo de energia em comparação a secadores dessecantes.

Embora o conceito de usar o vácuo para forçar a saída da umidade de dentro dos grânulos de resina permaneça sendo a diferença radical em relação aos sistemas desumidificadores convencionais, o novo Secador a vácuo Maguire® VBD™ acrescenta outro conceito simples: o uso da gravidade para mover o material através dos estágios do processo de secagem organizados verticalmente, com a descarga do material de um estágio para o próximo sendo controlada por válvulas de gaveta corrediça. Isso elimina a maioria das peças móveis, especialmente o mecanismo de carrossel indexador de três estações do secador a vácuo Maguire® LPD™, introduzido em 2000. O novo sistema também remove as gaxetas de vedação, que podem ser desgastadas e comprometidas pela poeira da resina, e as telas perfuradas, que requerem limpeza.

“O secador a vácuo VBD oferece um serviço livre de problemas e de baixa manutenção, juntamente com o software de fácil utilização e o controlador usado com grande sucesso no secador LPD, além dos mesmos cinco anos de garantia”, afirmou B. Patrick (Pat) Smith, vice-presidente de marketing e vendas. “A economia de energia e no tempo de ativação em comparação aos sistemas desumidificadores convencionais permite que o processador que adotar o novo secador VBD obtenha o retorno do seu investimento em questão de meses.”

O primeiro modelo no sistema de nova geração é o Secador a vácuo VBD-1000, com uma capacidade de produção de até 455 kg (1.000 lb) por hora. A unidade tem 4,9 m (16 ft) de altura e ocupa um espaço de apenas 2,1 m (6,8 ft) por 1,1 m (3,7 ft). Ela pode ser configurada para montagem no chão de fábrica (assim como mostra a foto anexa) ou em um mezanino. A Maguire oferece a unidade por aproximadamente US$ 60.000.

Uma série de secadores VBD menores, com uma produção inicial de 45 kg (100 lb) por hora, será introduzida nos próximos meses.

O secador VBD™ combina o baixo custo da secagem a vácuo com a operação livre de problemas

A economia de custo alcançada pela secagem a vácuo é resultado de três fatores: a redução de mais de 60% do consumo de energia em comparação aos secadores desumidificadores; a eliminação da necessidade de gerar novamente o desumidificador; e a redução no tempo de ativação como resultado de um ciclo de secagem equivalente a 1/6 do tempo anterior. Além disso, o tempo de exposição da resina a uma temperatura elevada é 80% menor do que ocorre com o secador desumidificador, o que significa menos tensão no processo.

A secagem a vácuo no novo secador VBD é uma operação em lote contínua em múltiplos estágios, executada em três receptáculos inoxidáveis revestidos em aço, amplamente isolados e organizados verticalmente. As válvulas de gaveta corrediça de alta velocidade para a distribuição de material de um receptáculo para o outro têm uma precisão de +/- 4 gramas por distribuição e utilizam o mesmo design amplamente empregado em outros equipamentos da Maguire. O sistema utiliza ar ambiente que é circulado por um ventilador, cujo acionamento por frequência variável economiza energia.

De cima para baixo, os recipientes são compostos por:

● Recipiente de aquecimento. Por meio de um ventilador centrífugo e de um elemento aquecedor de 40 kW, o material atinge a temperatura definida no painel de controle. O volume deste recipiente é três vezes maior que o do próximo recipiente (a vácuo), o que garante um tempo de aquecimento adequado.

● Recipientes a vácuo. Um vácuo aplicado pelo gerador-venturi reduz o ponto de ebulição da água, fazendo com que a umidade dentro dos grânulos vaporize e seja expelida do grânulo para dentro de um ambiente de baixa pressão que o cerca. A umidade é purgada do recipiente com o ar no ponto de orvalho a -40 constantemente gerado por um secador de ar de membrana.

● Recipiente de retenção / retirada. O secador de ar de membrana também purga continuamente esse recipiente pressurizado, garantindo que o nível desejado de secagem seja preservado até que o material seja descarregado na extrusão de plástico ou no processo de moldagem.

A secagem a vácuo é um conceito comprovado, com milhares de secadores LPD Maguire atualmente em operação no mundo todo. A Maguire espera que o secador VBD substitua o sistema LPD, embora a empresa continue produzindo uma pequena versão do LPD para uso laboratorial.

A Maguire Productos Inc., sediada em Aston, Pennsylvania, EUA, é a maior fornecedora mundial de dosadores gravimétricos e bombas de cores líquidas, bem como fabricante de sistemas de carregamento, secadores, alimentadores e equipamentos e softwares relacionados. Seus clientes incluem moldadores por injeção, sopro e rotacionais, processadores de extrusão e fabricantes de compostos. Fundada em 1977, a Maguire opera em seis instalações de produção em Aston. A empresa mantém uma rede de distribuidores nas Américas e fora do continente, além de três subsidiárias de vendas e serviços que armazenam, vendem e oferecem serviços para sistemas de equipamentos auxiliares da Maguire e sua afiliada, Novatec, Inc.: Maguire Canada, Maguire Europe e Maguire Asia. Visite http://www.maguire.com

Fonte: Martino Communications

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163