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Mitsubishi seleciona blenda de Poliamida/PPE da SABIC para fabricação de paralamas do Outlander Sport 2013

A Mitsubishi Motors Corporation seleciona a resina NORYL GTX™ da SABIC para o Outlander Sport 2013, com os primeiros paralamas moldados por injeção em sistemas de duas cavidades da indústria

A unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC anunciou que a Mitsubishi Motors Corporation (MMC) escolheu a resina NORYL GTX™ 989 da SABIC para os paralamas dianteiros do seu crossover Outlander Sport 2013. Os paralamas do veículo são os primeiros a serem produzidos usando a moldagem por injeção em sistemas de duas cavidades com a resina NORYL GTX e permitiram que a MMC reduzisse o tempo de ciclo pela metade e os custos com ferramental. Outros benefícios importantes do material SABIC incluem redução de peso versus aço, promovendo ganhos de economia de combustível, sustentabilidade e flexibilidade para projetar os primeiros paralamas norte-americanos integrados com suportes de absorção de impactos para pedestre. A adoção da resina NORYL GTX 989 pela MMC para produzir em massa os paralamas demonstra o valor crescente da resina NORYL™ e da tecnologia da resina NORYL GTX para a indústria automotiva, bem como sua importância para os clientes como solução as diversas necessidades na área de fabricação e de sustentabilidade.

“Nossa estreita relação e a contínua colaboração com a SABIC foram fatores decisivos para a criação de um paralama dianteiro de alto nível para o Outlander Sport”, disse Masaki Tsugeno, vice-presidente executivo de aquisições e suprimentos da Mitsubishi Motors North America. “Estamos ansiosos para trabalhar com a SABIC no ciclo de vida de nosso veículo para garantir que o Outlander Sport continuará excedendo às expectativas de nossos clientes e para proporcionar-lhes satisfação em todos os sentidos”.

“A Mitsubishi Motors é o primeiro OEM automotivo a utilizar o novo grade da resina NORYL GTX que responde de forma progressiva a busca por novas estratégias que aumentem o desempenho e os benefícios de custo dos paralamas termoplásticos”, disse V. Umamaheswaran (UV), diretor de marketing de automotivo da Innovative Plastics. Ao combinar os aprimoramentos de desempenho da resina NORYL GTX 989 com a eficiência e a velocidade da moldagem em sistema de duas cavidades, a Mitsubishi Motors deu um grande passo em termos de inovação nos paralamas automotivos”.

Redução do tempo de ciclo e aumento do desempenho

Ao adotar a moldagem por injeção em sistemas de duas cavidades para a fabricação do paralama dianteiro do Sport Outlander, que permite que ambos componentes dos paralamas esquerdo e direito sejam produzidos de uma só vez, a MMC foi capaz de reduzir consideravelmente o tempo de ciclo. Além disso, esta abordagem reduz significativamente os custos de investimento em ferramental uma vez que apenas um molde foi necessário ao lugar de dois moldes diferentes para a produção das peças.

Nesta aplicação, o primeiro painel de carroçaria de automóvel utilizando a NORYL GTX 989 resina alavancou o aprimoramento do desempenho mecânico do material, que é uma mistura de poliamida (PA) com o poliéter de fenileno (PPE) modificado. Em comparação com o grade anterior, a resina NORYL GTX 989 proporciona aprimoramento na tolerância ao calor, o que a torna uma boa opção para utilização em processos de pintura em linha que exigem maior resistência térmica das peças. Os materiais da série NORYL GTX avançados também promovem a redução do coeficiente de dilatação térmica linear (coefficient of linear thermal expansion – CLTE) em 10 por cento quando comparado aos grades anteriores, dando maior estabilidade dimensional que permite aos projetistas automotivos maior liberdade para criar painéis de carroceria maiores e de alta precisão.

A MMC aproveitou totalmente a vantagem desta liberdade de projeto para integrar os suportes de absorção de energia no paralama e assim aumentar o nível de proteção aos pedestres. Os estudos de validação indicaram um valor de critério para lesão na cabeça (head injury criterion) 25 por cento menor para o paralama feito com a resina NORYL GTX quando comparado ao de um para-lama de aço.

O uso da resina NORYL GTX ao lugar do aço no paralama do Outlander Sport reduziu o peso do veículo em 3 kg. Esta redução de peso é particularmente importante tendo em vista as regras de economia de combustível dos EUA anunciadas recentemente, dobram as exigências de milhagem para frotas dos fabricantes.

De acordo com o cartão de pontuação de produtos sustentáveis da SABIC, verificado pela GreenOrder, empresa líder de consultoria em sustentabilidade, o uso da resina NORYL GTX 989 versus o aço em painéis de carroceria pode resultar em 45 por cento de redução no consumo de energia e em 47 por cento de redução na emissão de dióxido de carbono (CO2) para cada paralama em cada ciclo de vida do veículo.

A nova resina NORYL GTX 989 está disponível globalmente.

Fonte: SABIC-IP

 

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