Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Mantega: desoneração em transportes já vale em junho

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem que a equipe econômica decidiu desonerar as passagens de ônibus e metrô de todo o Brasil. O governo vai publicar, nos próximos dias, medida provisória retirando a cobrança de PIS e Cofins sobre as passagens das empresas de transporte coletivo. A medida passará a valer a partir de 1º de junho, em todo o território nacional.

A redução de 3,65% para zero da alíquota de PIS e Cofins é uma tentativa de segurar a inflação e neutralizar os reajustes das tarifas promovidos pelas prefeituras. A preocupação é com o aumento das passagens de ônibus, trens e metrô de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, previstos para junho.

No início do ano, o governo federal negociou com prefeitos para que adiassem os reajustes das tarifas, a fim de reduzir a pressão sobre a inflação no início do ano. Na quarta-feira, a prefeitura de São Paulo anunciou o aumento que fora postergado em janeiro. As tarifas de ônibus, trens e metrô subirão de R$ 3 para R$ 3,20 a partir de 2 de junho, alta de 6,67%, índice menor que a inflação acumulada desde o último aumento. No Rio, a tarifa do ônibus urbano também subirá em junho, mas o índice de reajuste ainda não foi definido.

Fonte: O Globo

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163