Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Empresas de energia trocam recicláveis por créditos na conta

As empresas Ampla Energia & Serviços S.A, no Rio de Janeiro, e Coelce, no Ceará, ambas controladas pela Endesa Brasil já concederam mais de R$ 1,7 milhão em descontos na conta de luz aos clientes participantes dos programas Ecoelce, criado em 2007, e EcoAmpla, de 2008.

Neles, clientes trocam resíduos recicláveis, como plásticos, por créditos. Já foram recolhidas 13.985 toneladas de lixo reciclável e mais de 346 mil clientes das duas empresas já foram beneficiados. Os consumidores podem até zerar o valor de sua fatura, se a quantidade de bônus concedidos no mês ultrapassar o valor de energia consumido no período.

Caso o valor de bonificação seja maior do que o consumo, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. De acordo com André Moragas, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Endesa Brasil, o valor de cada material é reajustado de acordo com o mercado e varia muito de acordo com a região e a época do ano.

Ainda segundo o diretor, os projetos surgiram da necessidade de levar aos clientes a ideia do consumo consciente, mote principal dos programas de responsabilidade social da companhia. Os projetos conseguem aliar o cuidado e a preocupação com a sustentabilidade do planeta e o desenvolvimento econômico das comunidades onde atuamos, ressalta.

O projeto-piloto Light Recicla, lançado em agosto do ano passado, concedeu R$ 32 mil em descontos nas contas de luz, o suficiente para zerar as contas de mais de 500 famílias do Santa Marta, onde o consumo mensal médio é de 110 Kwh. Já foram arrecadados aproximadamente 150 toneladas de material reciclável e 1.800 litros de óleo de cozinha. O preço de cada material varia de acordo com a demanda de mercado de cada produto.

Fonte: Brasil Econômico.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163