Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Empresa de Criciúma produz o primeiro copo plástico com gás natural do mundo

Estudo foi conduzido durante três anos e contou com investimentos de R$ 1,7 milhão

Foi produzido nesta semana na empresa NTS Máquinas e Equipamentos, em Criciúma, o primeiro copo plástico com gás natural do mundo, um produto totalmente reciclável. Este processo é tipicamente realizado apenas com energia elétrica, em que a etapa de aquecimento poderá ser substituída em até 30% por um painel radiante movido a gás natural, com grandes vantagens econômicas para as indústrias. O projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio técnico e financeiro da Petrobras e da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS).

O protótipo foi testado nas instalações da NTS Máquinas e Equipamentos, parceira do projeto e fabricante de equipamentos de termoformagem. O projeto é o único do mundo neste formato, e, após ser patenteado, poderá representar ganhos em competitividade para a indústria nacional. Denominado Termopor, o estudo foi conduzido durante três anos e contou com investimentos de R$ 1,7 milhão.

“A solução industrial é inédita e abre caminho para uma nova aplicação do gás natural, contribuindo para a diversificação do uso desta fonte de energia ambientalmente correta”, explica o gestor do projeto por parte da SCGÁS, engenheiro Jorge Gustavo Wanderley de Azevedo. Segundo o diretor da NTS, Walter João Nuernberg, o equipamento é uma evolução de um trabalho que iniciou há mais de três anos, e com certeza será uma novidade no mercado, trazendo redução de custos na produção.

O evento contou com a presença de técnicos da SCGÁS, de representantes da NTS, do gerente de Tecnologia para uso Final da Petrobras, Antônio Cláudio Correa Meyer Sant´Anna, e da equipe do professor da UFSC Amir Antônio Oliveira Júnior, coordenador do projeto.

Fonte: Engeplus

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163