Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Cursos de Aprendizagem Industrial – SENAI – São José dos Pinhais

 

 

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2° SEMESTRE DE 2014

SENAI- SÃO JOSÉ PINHAIS

 

 

 

 

 

Prezad@s Sr@S

Informamos que daremos início ao processo seletivo dos cursos de Aprendizagem Industrial que iniciarão no 2º semestre de 2014.

As ocupações ofertadas pela unidade do SENAI SÃO JOSÉ DOS PINHAIS no segundo semestre são:

 Aprendizagem Industrial em Operador de Processos de Transformação do Plástico – 900 horas

 

ORIENTAÇÕES PARA CUMPRIMENTO DA LEI 10097/00 – LEI DA APRENDIZAGEM

REGULAMENTADA PELO DECRETO LEI 5.598/2005

 

1. OBRIGAÇÕES DA EMPRESA

 

a) Caso a empresa deseje indicar um candidato para o processo seletivo, terá o comprometimento de contratá-lo como aprendiz nos termos da lei vigente, caso ele seja aprovado em todas as etapas, garantindo a ele a prática profissional na área do curso escolhido pelo candidato. Para tanto a empresa deverá orientar o jovem na opção do curso uma vez que a atividade do aprendiz na empresa deve ser convergente com as atividades desenvolvidas no curso. Ao tomar conhecimento via e – mail do resultado final a empresa deverá entrar em contato com o Senai de São José para receber orientações referentes a contratação pelo e-mail  tatiane.oliveira@pr.senai.br . O SENAI reserva-se o direito de cancelar a turma, caso não tenha preenchido 80% das matrículas efetivas do total das vagas dos cursos.

 

c) A empresa deverá orientar seus candidatos para providenciarem junto aos órgãos competentes os documentos indispensáveis para o início da carreira profissional tais como

 

Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF .

 

d) A contratação do aprendiz se fará mediante Contrato Especial de Aprendizagem conforme a lei vigente a ser firmado entre empresa, aprendiz, responsável pelo aprendiz (se menor de 18 anos) e o SENAI-São José dos Pinhais como interveniente da aprendizagem. O início do contrato de trabalho com o aprendiz regularmente matriculado se dará somente e após o início das aulas conforme o calendário letivo – Jul. 2014.

A solicitação de senhas pela empresa se dará através do contato eletrônico no email cristiane.furquim@pr.senai.br ou através da coordenação de Educação enviará as senhas solicitadas para o endereço eletrônico da empresa no período de 13 a 20 de junho de 2014. A empresa deverá entregar a senha individual impressa a seus candidatos, orientando-os sobre os documentos solicitados.

2. OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO

 

a)     Realizar sua inscrição para o Processo Seletivo que acontecerá na Secretaria do SENAI São José dos Pinhais – Costeira conforme dia e horário estabelecido na SENHA INDIVIDUAL fornecida pela empresa. O candidato deverá estar munido dos seguintes documentos:

 

SENHA INDIVIDUAL fornecida pela empresa, totalmente preenchida.

Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento.

1 Fotografia 3 x 4 ( Recente)

 

No ato da inscrição o candidato NÃO precisa estar acompanhado de seus responsáveis.

 

b) Após a aprovação na prova teórica o candidato obrigatoriamente deverá participar das demais etapas do processo seletivo quando houver.

 

c) O candidato que for aprovado em todas as etapas do processo seletivo deverá apresentar no ato da matrícula no Curso de Aprendizagem os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Escolaridade, Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS, Comprovante de residência.

 

d) O candidato deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental ou médio e no ato da matrícula deverá apresentar declaração de estudos na escola regular (Ensino Fundamental ou Médio) no período noturno para que o mesmo possa ter condições de realizar o Curso de Aprendizagem e também o Aprimoramento Profissional durante o dia.

 

3. OBRIGAÇÕES DO SENAI

 

a) Priorizar, na matrícula, os aprendizes encaminhados pelas indústrias. A oferta e o preenchimento das vagas se darão levando-se em conta as condições da Unidade, a demanda das empresas e o interesse dos jovens candidatos à aprendizagem.

 

b) Orientar as empresas sobre os requisitos básicos para seleção e matrícula dos aprendizes, em especial, sobre a idade e escolaridade exigidas.

 

c) Orientar se necessário, as empresas na elaboração do contrato de aprendizagem, no que se refere ao período de vigência e a carga horária de trabalho do aprendiz no SENAI e na empresa.

 

3.1 DESCRITIVO DO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

 

Os cursos oferecidos pelo SENAI na modalidade de Aprendizagem em:

 

 Operador de processos de transformação do plástico

Curso profissionalizante na modalidade de Aprendizagem Industrial, com atividades teóricas e práticas específicas na área de Conhecimento em Plásticos e polímeros, tendo duração de 900 horas, a ser desenvolvido em um ano e meio.

O curso de Operador de processos de transformação do plástico tem como objetivo auxiliar na operação e preparação de máquinas de termoplásticos e fabricação de produtos. Identificar as principais unidades da máquina, controlando processos de produção e condições do produto, manipulando materiais de transformação por meio de reposição de matérias primas, seguindo procedimentos de trabalho e normas de saúde, segurança e meio ambiente.

 

3.2 PRÁTICA PROFISSIONAL

 

É a etapa complementar da fase teórica realizada na Empresa nos termos da lei. É vital para auxiliar na formação de profissionais capazes em realizar operações complexas e variadas.

 

3.3 SOBRE A OFERTA DOS CURSOS

 

Curso

 

Duração

Turno no

Senai

 

Término

Previsto

 

Operador de Processos  de Transformação do Plástico

900 h / 1 ano e meio ano

T

Das 13h30 às 17h30

Dezembro /2015

 

Considerando os artigos da lei, a portaria 20/01 da SIT (Secretaria da Inspeção do Trabalho) a empresa deverá indicar a idade mínima para inscrição segundo área de lotação segundo legislação vigente.

Devido ao perfil descrito no Plano de Curso: idade mínima 18 anos pela natureza da lotação

 

4. CRONOGRAMA

  • Solicitação de senha pelas Empresas: 13/Junho/2014 a 26/Junho/2014.

  • Envio das Senhas por e-mail: 27/Junho/2014 a 30/Junho/2014.
  • Inscrições para o processo seletivo: na secretaria do SENAI, na data informada na senha do candidato.
  • PROVA TEÓRICA: 05 de julho de 2014.
  • RESULTADO DA PROVA: 07 de julho de 2014 a partir das 14h00
  • MATRÍCULA: 08 e 09 julho de 2014 das 08h30 às 20h30.
  • 2ª CHAMADA: 10 julho de 2014.
  • Inicio das aulas: 28 de julho 2014

 

A divulgação interna e critério de distribuição das senhas nas empresas, fica sob responsabilidade de seus representantes respeitando período de inscrições dos jovens no SENAI.

Resultado da PROVA TEÓRICA: 07/Julho/2014 a partir das 14h em edital no SENAI-São José dos Pinhais – Costeira, na Rua Doutor Murici 2951, Costeira.

 

 

Tais Mire Ferreira Luz Lopes

Gerente de Unidade SENAI SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163