Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Eastman anuncia nova resina PET de extrusão-sopro para aplicações em embalagens de bebidas

A Eastman Chemical Company anunciou a adição do polímero Aspira ™ One ao seu portfólio de resinas. Com o código de identificação da resina igual a 1 (RIC 1), o Aspira One foi desenvolvido especificamente para os processos de extrusão-sopro e aplicações de embalagem, tais como frascos transparentes com alças e garrafas grandes. Tratando-se de um novo polímero de PET, ele proporciona um equilíbrio ótimo entre capacidade de reciclagem, desempenho do produto, eficiência da produção e estética em relação a resinas de poliéster alternativas disponíveis para o mercado de extrusão-sopro.

O polímero Aspira ™ One possui quatro principais atributos desejados pelos principais transformadores: sustentabilidade, flexibilidade de design, resistência da garrafa e eficiência do processo em plataformas de extrusão-sopro existentes. O polímero é sustentável pois ele é compatível com o fluxo de reciclagem de PET e, por conseguinte, é classificado com RIC 1. O Aspira One recebeu o reconhecimento de resina da Associação de Recicladores de Plástico Pós-consumo (APR) dos Estados Unidos, em julho de 2012, por cumprir o protocolo do Documento de Orientação Crítica para Garrafa PET.

O Aspira™ One permite a concepção de embalagens originais, transparentes e brilhantes, como alças através de orifícios e outras características inovadoras, que só podem ser obtidos pelo processo de extrusão sopro. Para um bom desempenho das garrafas, o material oferece uma robusta resistência e é livre de bisfenol A e halogênios. A clareza cristalina de Aspira One permite que o consumidor veja o conteúdo de seus frascos, proporcionando uma valiosa diferenciação do produto e apelo na prateleira.

Em contraste com outras resinas de poliéster para extrusão-sopro, o Aspira™ One é um material amorfo, oferecendo uma experiência de extrusão-sopro melhorada em relação a outros produtos. Em função dos pellets de Aspira™ One não serem cristalinos, eles podem ser secados e processados a temperaturas mais baixas do que outras resinas de PET. Isto reduz o consumo de energia, melhora a qualidade do material fundido e minimiza a degradação térmica do polímero. Outra característica é que não é necessária a cristalização de rebarbas recicladas das garrafas, pois os pellets de Aspira™ One são amorfos. Finalmente, o Aspira™ One não sofre fratura do material fundido em taxas altas de extrusão, dando-lhe alta transparência em todas as plataformas de extrusão-sopro.

“O polímero Aspira™ One fornece a solução simples que os transformadores líderes e proprietários de marcas estão procurando”, disse Ron Salati, Gerente de Desenvolvimento de Mercado Global para especialidades de embalagens plásticas da Eastman. “De fato, as principais empresas globais de bebidas devem usar garrafas de Aspira™ One, a partir de 2013.”

“A adição de Aspira™ One ao portfolio da Eastman se encaixa bem com outros produtos da empresa, pois a Eastman tem uma longa história de fornecimento de soluções inovadoras de embalagens para os mercados de alimentos, bebidas, cosméticos, produtos médicos e mercados de consumo com produtos feitos de materiais que incluem os copoliésteres Tritan ™ e Abrace ™ “, disse Burt Capel, diretor da unidade de negócios de plásticos da Eastman.

Fonte: Eastman

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163