Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Dow Chemical investe na onda do gás dos EUA

A Dow Chemical Co. vai construir uma fábrica de bilhões de dólares nos Estados Unidos para converter gás natural em matéria-prima para o plástico. Ao instalar-se nesta cidade litorânea do Texas, será a mais recente fabricante de produtos químicos a capitalizar as abundantes jazidas de gás que estão ajudando a impulsionar um renascimento industrial no país.

Nos últimos dez anos, empresas químicas em busca de matérias-primas baratas fizeram alguns de seus maiores investimentos fora dos EUA, o maior consumidor mundial de plásticos.

Mas a Dow e suas similares estão vendo uma nova oportunidade nos vastos depósitos de gás do país. Inovações nas técnicas de perfuração permitem extrair o gás combustível das formações de xisto, tornando o preço do gás natural nos EUA um dos mais baixos do mundo.

A Dow informou que a nova fábrica vai criar 2.000 empregos quando estiver no pico da construção, e deve ficar pronta em 2017. Ela será construída em um terreno na área ocupada pelo conglomerado químico na Costa do Golfo, no Estado do Texas – uma floresta de tubos metálicos e enormes fornalhas que abrange milhares de hectares.

A nova fábrica representa a maior parte de uma ampliação de US$ 4 bilhões, já anunciada, das instalações da Dow na região.

“A descoberta do gás de xisto realmente reformulou todo o cálculo do valor para a construção dessas instalações, no maior mercado do mundo”, disse Andrew Liveris, diretor-presidente da Dow, em uma entrevista ao The Wall Street Journal.

O anúncio da Dow ocorre um mês depois que a Royal Dutch Shell PLC informou que vai construir uma usina semelhante, de US$ 2 bilhões, no Estado da Pensilvânia, onde estão abundantes depósitos de gás natural.

Por Valor Econômico – SP – The Wall Street Journal, de Freeport

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163