Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Datafolha aponta preferência pelas sacolas plásticas nas compras

Pesquisa Datafolha revela que 84% dos consumidores apontam as sacolas plásticas como meio mais frequente para carregar as compras. Em segundo lugar, aparece a sacola de pano e nylon, com 11%, seguida de carrinho de feira, 3%, e caixa de papelão, 2%. O Datafolha mostra, ainda, que 82% não concordam com o pagamento pelo uso das sacolas plásticas.

Dos entrevistados, 81% concorda que a cobrança pelas sacolas plásticas daria mais lucro para o comércio; 57% concorda que a proibição da distribuição das sacolas prejudicará a população; 96%, que o comércio distribua sacolas biodegradáveis, caso as sacolas plásticas sejam proibidas. A pesquisa mostra que, de cada dez pessoas entrevistadas, cinco consideram as sacolas plásticas o melhor meio para transportar as compras, especialmente pela resistência da embalagem e pelas possibilidades de reutilização do material. “Por serem duráveis, resistentes, higiênicas, inertes, 100% recicláveis e oferecerem economia e praticidade ao consumidor é que as sacolas plásticas são apontadas como a preferência da população”, afirma Alfredo Schmitt, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief).

O Datafolha mostra que 88% dos usuários de sacolas plásticas costumam reutilizar essas embalagens, 7% descartam e 6% dizem que mandam para reciclagem. Apesar de serem 100% recicláveis, a pesquisa mostra que a maior parte da população desconhece esse fato, já que somente 38% reconhece o potencial de reciclabilidade do material. “Para que se garanta o direito do consumidor, de escolher a melhor embalagem para carregar as compras e ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente, acreditamos que a educação é a saída que vai garantir o uso consciente e o descarte correto das sacolas plásticas”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

Fonte: portais Época e UOL

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163