Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:

Comunicado ao setor sobre o reajuste das resinas plásticas

Prezados Transformadores

Como alertamos em comunicado anterior, foi confirmado o reajuste das resinas plásticas pelo nosso fornecedor nacional. O aumento foi na ordem de 6,5% a partir de 01 de Julho e valendo até o dia 12 deste mês. Após esta data, dependendo do comportamento dos preços internacionais e do câmbio poderá acontecer novo reajuste.

Com preocupação com o atual momento do setor e da economia no Brasil, sabemos das dificuldades de renegociações e repasses dos aumentos, mas o SIMPEP tem como dever indicar algumas medidas a serem tomadas pelos transformadores:

1-Rever imediatamente todos seus custos, refazer tabelas de preços comunicando a seus representantes e clientes os novos preços de venda.

2-Analisar seus estoques de matéria-prima e pedidos em carteira, buscando equalizar e minimizar o prejuízo.

3-Renegociar todos os pedidos programados para entregas futuras.

4-Não acatar pedidos com programações superiores a 30 dias, somente com clausula de reajuste proporcional ao aumento de resina.

5-Reavaliar prazos de pagamento dados para os clientes, devido o aumento do custo financeiro para compras a prazo.

6-Buscar contato direto com as empresas que praticam preços a baixo do mercado, alertando que esta efetuando pratica contra o setor e vendendo abaixo de custo, certamente este contato ira fazer uma aproximação maior de empresas do setor em busca de uma convivência harmoniosa e saudável.

Como entidade defensora da classe, estamos trabalhando em conjunto com os demais Sindicatos Estaduais, ABIPLAST e ABIEF no sentido do questionamento e nos posicionando contrariados com a transparência e critérios de tal política comercial.

De imediato, estamos solicitando ao fornecedor nacional, um comunicado formal a respeito dos reajustes, pois é necessário que todos os transformadores repassem estes reajustes para manter a saúde das empresas. Tão logo tenhamos, encaminharemos a todos para auxiliar como ferramenta nas negociações.

Denise Dybas Dias

SIMPEP – Sindicato da Industria de Material Plástico no Estado do Paraná

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731, 3° andar, conjuntos 301/302

Centro, Curitiba – Paraná.