Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Casa de plástico tem custo menor

O plástico reciclável ganha uma aplicação inédita: transforma-se em quiosques, chalés, escritórios e até mesmo casas populares de 45 m2, com dois quartos, banheiro, sala, cozinha e banheiro. O projeto do engenheiro Joaquim Antônio Caracas, proprietário da Impacto Protensão, de Fortaleza (CE), foi concebido há três anos e está em teste na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além de contribuir para preservar o ambiente, a proposta tem outras vantagens: a casa pode ser montada em dois dias – já com instalações hidráulica e elétrica – e custa cerca de R$ 16 mil, 40% a menos que as convencionais. Segundo Caracas, o objetivo é oferecer alternativas de moradias de baixo custo, com rapidez na montagem, praticidade e segurança, tendo como base o plástico reciclável.

A casa de plástico é feita a partir de uma estrutura metálica utilizando um aço resistente à corrosão. A vedação utiliza um molde de plástico preenchido com espuma e o acabamento interno é em gesso, tornando a casa leve, mas durável, e com conforto térmico. Por causa da espessura da vedação, há um ganho de aproximadamente 13% em área útil em relação às casas com estrutura convencional.

As placas plásticas são produzidas em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) 100% reciclado, resultando em peças de grande rigidez e baixa deformabilidade. Segundo o engenheiro, os resultados obtidos já viabilizaram a produção e o aluguel de mais de 50 módulos, que estão sendo utilizados como escritórios em canteiros de obra, salas de aula, ambientes administrativos e residências.

Fonte: Valor Econômico

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163