Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Braskem Idesa suspende operações após interrupção do transporte de gás natural

A Braskem Idesa, petroquímica controlada pela Braskem, foi informada pelo governo do México sobre a interrupção dos serviços de transporte de gás natural ao complexo e iniciou os procedimentos de parada imediata de suas operações, informou a companhia brasileira em fato relevante encaminhado na manhã desta quarta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Conforme a Braskem, a interrupção do transporte do gás, que é usado como insumo energético para funcionamento do complexo petroquímico e matéria-prima para a produção de polietileno, foi comunicada pela agência do governo mexicano responsável pelo sistema de dutos e transporte de gás natural na região onde está instalada a Braskem Idesa, o Centro Nacional de Control del Gas Natural (Cenagas). A agência informou a suspensão, “de forma unilateral”, do transporte do gás.

A suspensão de fornecimento, neste momento, teria afetado o gás que é usado como insumo energético e não aquele que é fornecido pela estatal Pemex como matéria-prima para a produção de polietileno, na forma de etano.

“Com isso, e respeitando os protocolos de segurança, a Braskem Idesa iniciou os procedimentos para a interrupção imediata das atividades operacionais, o que poderá impactar materialmente os resultados da companhia, a depender do prazo de paralisação”, informou a Braskem.

A Braskem irá recorrer às medidas legais aplicáveis para tentar preservar seus direitos e informa não poder estimar, neste momento, a data de retorno de suas operações.

Há cerca de duas semanas, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, chegou a anunciar o cancelamento do contrato de fornecimento de etano entre Pemex e Braskem Idesa, que é alvo de denúncias de corrupção, mas a suspensão unilateral desse contrato teria consequências financeiras pesadas para a estatal.Nesta quarta-feira ele afirmou que não vai renovar um contrato de fornecimento de gás natural para a central petroquímica erguida pela Braskem (BRKM5) no país, segundo a Money Times.

INTERRUPÇÃO DE PRODUÇÃO DA BRASKEM IDESA PODE PRESSIONAR INDÚSTRIA DE PLÁSTICO

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho, diz que a interrupção da produção preocupa e pode pressionar os preços internacionais dos produtos petroquímicos usados pela indústria de plásticos. “Se hoje está faltando plásticos com crescimento negativo do PIB (Produto Interno Bruto) este ano, imagina se o Brasil começar a crescer a uma taxa de 3,5% a 4% ao ano”, diz ele.

Roriz afirma que se trata de mais uma preocupação porque o setor de plásticos depende do fornecimento de resinas de uma única empresa, a Braskem, “que está cheia de problemas”. “Nosso mercado é fechado, é um monopólio, tem imposto de importação e não temos acesso às resinas no mercado internacional”, afirma.

CONFIRA O COMUNICADO DA BRASKEM NA ÍNTEGRA

“A Braskem S.A. (“Braskem” ou “Companhia”), em atendimento ao disposto na Instrução CVM nº 358/02, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi informada por sua controlada Braskem Idesa a respeito do recebimento de notificação da Centro Nacional de Control del Gas Natural (“Cenagas”), agência do governo mexicano responsável única pelo sistema de dutos e transporte de gás natural na região, referente à interrupção, de forma unilateral, do serviço de transporte de gás natural, insumo energético essencial para produção de polietileno no Complexo Petroquímico do México.

Com isso, e respeitando os protocolos de segurança, a Braskem Idesa iniciou os procedimentos para a interrupção imediata das atividades operacionais, o que poderá impactar materialmente os resultados operacionais ou financeiros da Companhia, a depender do prazo de paralisação.

A Braskem Idesa adotará as medidas legais aplicáveis na busca da preservação dos seus direitos e de uma solução para a questão e não pode estimar, neste momento, a data para o retorno de suas atividades.

Por fim, a Companhia manterá o mercado informado, em cumprimento com as legislações aplicáveis.

Para maiores esclarecimentos, favor contatar o Departamento de Relações com Investidores da Braskem, através do telefone +55 11 3576-9531 ou do e-mail braskem-ri@braskem.com.br.

São Paulo, 02 de dezembro de 2020.
Pedro van Langendonck Teixeira de Freitas
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Braskem S.A.”

 

FONTE:  AE NEWS  / VALOR ECONÔMICO / MONEYTIMES

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163