04 de junho de 2012
Acordo de fornecimento estabelecido entre as empresas resulta na ampliação do portfólio de aplicações para o “PE Verde”
A TECNARO, empresa alemã desenvolvedora do ARBOFORM (uma espécie de “madeira termoplástica”), fechou contrato com a Braskem, líder mundial na produção de biopolímeros, para uma nova linha de aplicação de polietileno derivado de etanol de cana-de-acúcar. A TECNARO GmbH produzirá compostos com o “PE Verde” da Braskem em uma série especial chamada ARBOBLEND, um composto de biopolímero que pode ser processado, dependendo da fórmula, por meio de moldagem por injeção, extrusão (filme) ou termoformagem.
“O objetivo da parceria é desenvolver aplicações que ainda não foram exploradas, ampliando o portfólio de produtos produzidos com PE Verde”, diz Claudia Cappra, gerente comercial de Químicos Renováveis da Braskem.
A Tecnaro foi selecionada pela Braskem para ampliar a penetração do biopolímero no mercado europeu com a nova linha renovável. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Braskem, que nos permitirá dar mais um importante passo na exploração dos mercados brasileiro e europeu”, diz Lars Ziegler, chefe do F&E da TECNARO GmbH.
Através dessa parceria, é reforçada a ligação de longo prazo da TECNARO GmbH com o Brasil. Desde 2001 a TECNARO tem um escritório de representação em São Paulo. Por meio de projetos PPP (Parceira Público-Privada) selecionados desde 2005, juntamente com o patrocinador do projeto Sequa gGmbH e o Instituto de pesquisa do SENAI CIMATEC, foi elaborado e realizado um programa de treinamento abrangente relativo à utilização de matérias-primas renováveis na indústria de plásticos.
Fonte: Braskem