Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Braskem coloca Alagoas na liderança em PVC

Líder na América do Sul em resinas termoplásticas (5,5 milhões de toneladas/ano de polietileno, polipropileno e PVC), a Braskem vai inaugurar em maio a expansão da fábrica de PVC de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió (AL), acrescentando mais 200 mil t/ano. A planta atual fabrica até 260 mil t/ano.

Alagoas, assim, vai liderar a produção nacional desse item. Iniciada em 2010, a planta de Alagoas receberá investimentos de R$ 920 milhões. Em Camaçari (BA), a Braskem opera outra fábrica, com capacidade para 250 mil t/ano. A Braskem tem plantas no Brasil (28), Estados Unidos (5) e Alemanha (3). Além das resinas, processa 6,4 milhões t/ano de petroquímicos básicos.

Em 2010, vendeu 5,449 milhões de toneladas de polímeros e 2,341 milhões de toneladas de petroquímicos básicos. Entre os novos negócios no exterior, a Braskem é majoritária, com 65% dos investimentos de US$ 2,5 bilhões, no projeto Etileno XXI, em Veracruz, no México. O projeto é em parceria com a Idesa e terá capacidade para 1 milhão t/ano de eteno e polietilenos. Começará a produzir em 2015.

Em março de 2011, o mestre em Engenharia Biomédica e doutorando do Programa MIT Portugal (MPP), da Universidade do Minho, Alexandre Ferreira da Silva, venceu a 8ª edição do Prêmio “Fórum Ibérico de PVC”, com a pesquisa da “folha de PVC” com sensores de fibra óptica integrados. O produto é destinado ao monitoramento de estruturas (na Engenharia) e de movimentos articulares, frequência respiratória e cardíaca (Biomédica).

Denominado “Estudo da formulação de PVC para produção de folhas inteligentes baseadas em elementos de fibra óptica”, o projeto de Alexandre resultou de uma parceria entre a Escola de Engenharia, da Universidade do Minho, a Automotiva da Têxteis Manuel Gonçalves e a Fibersensing Sistemas Avançados de Monitoração. A Fibersensing é líder global em sistemas de sensores baseados em redes de bragg (comprimento de onda no início da medição) em fibra óptica.

Fonte: Hoje em Dia.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163