Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Bolívia nacionaliza fatia de subsidiária da BP

A Bolívia nacionalizou a participação da petroleira Pan American Energy no projeto de gás Caipipendi, vital para abastecimento de combustível ao mercado argentino, argumentando que a firma não cumpriu com seu compromisso de investimento.

Os 25% de participação em Caipipendi, da PAE, subsidiária argentina do grupo British Petroleum, passa imediatamente às mãos da estatal local YPFB, em troca de uma compensação (valor) a ser determinada, disse nesta terça-feira o ministro de Hidrocarbonetos, Juan José Sosa, em conferência de imprensa. “O que acontece é que a porcentagem (de investimento) que a PAE teria que aportar (em Caipipendi) não está sendo feita, por isso ela está sendo transferida para a YPFB Chaco, subsidiária da YPFB”, disse ao anunciar a primeira medida do gabinete ministerial recomposto pelo presidente Evo Morales, na segunda-feira.

Os outros sócios do projeto, a Repsol YPFB e a British Gas, cada um com uma participação de 37,5 %, não foram afetados pela medida, aprovada dois dias depois de Morales iniciar seu sétimo ano de governo. A também chamada “recuperação de ações (ativos)” da PAE em Caipipendi dá ao Estado participação direta em um investimento de mais de US$ 1,5 bilhão para ampliar o fornecimento à Argentina, que é segundo mercado para o gás boliviano depois do Brasil.

Fonte: agências internacionais.

 

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163