Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Basf lança novo grade de plástico biodegradável para filmes agrícolas

A Basf está expandindo sua linha de compostos de plástico biodegradáveis agora também o setor agrícola. Com este novo filme agrícola biodegradável, usado em plantações, não será mais necessário que agricultores removam o filme do solo para descarte ou reciclagem após a colheita. Eles podem simplesmente ará-lo e incorporá-lo ao solo juntamente com o que restar das plantas. Isso economiza tempo e reduz custos.

A produção do filme é também econômica, uma vez que ele pode ser fabricado com uma espessura menor do que a do filme de polietileno convencional, sem qualquer perda no desempenho. Além disso, pode ser processado em máquinas convencionais de extrusão de polietileno sem nenhuma modificação significativa, de modo que, o transformador de plásticos pode converter seus equipamentos de forma rápida e sem grande esforço. O material já está disponível em quantidades comerciais em todo o mundo.

Para testar o desempenho desta resina, a Basf conduziu investigações comparativas em reconhecidos institutos agrícolas na Espanha e França. Estes testes compreenderam o cultivo de diferentes culturas, em locais diferentes e em diferentes situações tais como: sem o uso de cobertura com filme plástico, com filme de PE convencional, bem como com o novo filme. Os institutos pesquisaram o crescimento das plantas e a produção, além da resistência do filme ao rasgo.

Enquanto que, para este propósito, melão e alface foram plantados na França, os institutos na Espanha plantaram tomates e pimentões. Todos os testes demonstraram que o crescimento e a produção não dependem do tipo de filme plástico. Comparado com o cultivo sem filme, o uso de filme sempre aumentou a produção entre 10 a 20 por cento. Além disso, este filme se degrada no solo depois de ter sido incorporado no solo pela aragem.

Fonte: Blog do Plástico

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163