Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
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Associados discutem desafios na gestão de pessoas

O Simpep é uma entidade moderna, cada vez mais conectada com a sociedade e com o mercado. Para discutir temas que afetam diretamente o setor plástico, oportunizou debate, no último dia 13 de novembro, na sede da entidade, sobre o tema: desafios na área de contratação de pessoal.

O cumprimento das cotas de contratação de pessoas com deficiência e aprendizes foi apontado como uma das tarefas que mais demandam tempo e dedicação dos profissionais. Em geral, as empresas encontram dificuldades para preencher as vagas por conta da baixa procura dos candidatos ou pela falta de qualificação.

“Certamente não somos o único setor que encontra dificuldades para preencher as cotas definidas por lei, entretanto precisamos ser mais ativos na busca de soluções que minimizem este problema. O sindicato está trabalhando para que as empresas não sejam penalizadas por uma questão que, muitas vezes, está além de seu alcance”, expôs o executivo do Simpep, Luiz Roberto dos Santos.


Cultura de informação digital

Outro tema em pauta no Simpep é a constante evolução da área de tecnologia da informação. Atento às mudanças geradas pelo Governo Federal no setor de Recursos Humanos das empresas em 2014, o Simpep levou aos seus associados, na reunião, a palestra sobre a implantação do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, conhecido como eSocial.

O coordenador de arrecadação do Senai-PR, José Luiz Machado, detalhou como se dará a efetivação do sistema e as principais alterações de processos e registros. “O e-social é um serviço para unificar a transmissão das informações relativas aos empregados e empregadores. É uma nova forma de registrar os eventos que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais”, resumiu José Luiz.

Ele ressaltou que não se trata de uma nova obrigação, mas uma simplificação do que já existe. “Entre as vantagens desse sistema estão a apuração automática de débitos tributários, a redução de erros e fraudes, bem como a garantia de cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários”, definiu.

Mais informações sobre a nova ferramenta, o e-Social, está disponível no site: www.esocial.gov.br/Leiautes.aspx.

Publicado em: 17/12/2013

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