Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Argentina cancela concessão da Petrobras

O governo da província de Neuquén, na Argentina, cassou na noite desta terça a concessão da Petrobras para explorar petróleo na área de Veta Escondida. A concessão era operada pela subsidiária da empresa brasileira, a Petrobras Energia, mas esteve sem produção ao longo de 2011. A informação foi divulgada pela Telam, a agência oficial de notícias argentina.

No mesmo ato, o governo provincial também cassou a concessões de Covunco Norte, em poder da petroleira Argenta, e de Fortín de Piedra, da petroleira Tecpetrol. Na Argentina, o poder concessório é local, mas diversas províncias têm retirado concessões nas últimas semanas, com o incentivo do governo da presidente Cristina Kirchner. O alvo preferencial tem sido a YPF, de capital espanhol e maior produtora no País.

No mês passado, quando começaram as pressões para que as petroleiras aumentassem sua produção, o ministro brasileiro das Minas e Energia, Edson Lobão, conversou sobre os investimentos da Petrobras com Cristina Kirchner, e havia ficado acertado um encontro entre a presidente da estatal brasileira, Graça Forster, e o ministro do Planejamento da Argentina, Julio de Vido.

Fonte: O Globo e o Valor Econômico.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163