Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Araraquara terá fábrica para produção de plástico verde

Empreendimento é uma parceria da JBF Industries com a Coca-Cola Brasil

O Estado de São Paulo foi escolhido para abrigar a maior fábrica de produção de BioMEG do mundo. O produto é o principal ingrediente das embalagens PlantBottleTM – primeira garrafa PET reciclável feita parcialmente de origem vegetal. O anúncio da instalação da JBF Industries em Araraquara foi feito nesta quinta, 27, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O empreendimento é uma parceria da JBF Industries com a Coca-Cola Brasil.

O governador Geraldo Alckm elogiou a escolha da cidade pelos investidores. “Escolheram bem, Araraquara, no centro de São Paulo. O Estado é o maior produtor de cana-de-açúcar e etanol do mundo”, disse, em referência à matéria-prima utilizada para a produção das embalagens. As garrafas serão utilizadas para todos os produtos da Coca-Cola Brasil.

Alckmin elencou ainda os benefícios do empreendimento para a região. “Socialmente vai trazer muito emprego, agregar valor ao setor sucroalcooleiro. Economicamente, é R$ 1 bilhão em investimento, que vai estimular muito a economia da região e do Estado. E ambientalmente é um exemplo mundial de sustentabilidade, com uma nova embalagem a partir do etanol, uma energia limpa, renovável, verde”, destacou.

Com a nova unidade, o Brasil se tornará o maior produtor e exportador de BioMEG do mundo, com capacidade de produção estimada em 500 mil toneladas/ ano, gerando 1.650 empregos diretos e indiretos. Durante o anúncio, aconteceu a assinatura do protocolo de intenções entre a Investe São Paulo e a JBF para construção da fábrica e visando a qualificação profissional de mão de obra local.

A embalagem PlantBottleTM foi lançada em 2009 pela Coca-Cola. Hoje, a empresa vende mais de 10 bilhões destas garrafas em todo o mundo. A embalagem depende menos de petróleo e reduz as emissões de carbono. Seu plástico é produzido a partir da reação química do MEG (monoetileno glicol) e PTA (ácido politereftálico).

Fonte: Portal do Governo do Estado

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163