Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

AEB propõe ‘reindustrialização’ de exportações

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) querem a criação de uma força-tarefa com governo e setor privado para elevar a parcela de itens manufaturados na pauta de exportações.

Manifesto propondo a “reindustrialização” das vendas externas foi encaminhado ontem pelas duas entidades aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Segundo o texto, o Brasil está se distanciando das potências globais, especialmente no que se refere ao modelo exportador. O documento enviado ao governo federal destaca que, ainda que detenha o sétimo PIB (Produto Interno Bruto, conjunto de bens e serviços produzidos) mundial, o Brasil ocupa a 22ª posição no ranking dos exportadores (2012). Os 14 maiores exportadores são países primordialmente vendedores de manufaturados, grupo que não inclui o Brasil.

As entidades afirmam que é hora de corrigir a redução contínua da participação industrial da pauta, que alcançava 59% em 2012. Como reflexo, a quantidade de empresas exportadoras diminuiu 10% no período, enquanto houve crescimento de 50% do número de firmas importadoras.

– Temos de recuperar espaços perdidos, sob o risco de perdermos mais espaço – disse o presidente da AEB, José Augusto de Castro, citando calçados, eletroeletrônicos, automóveis e confecções como exemplos de setores cuja participação na pauta caiu consideravelmente.

Fonte: O Globo

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163