Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

ABNT erra ao homologar o oxibiodegradável

ADNT erra ao homologarUm grave problema na área de PE (polietileno), a homologação do aditivo oxidegradável  por parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) precisa ser revista.  Um dos maiores especialistas no assunto, Paulo Francisco da Silva, diretor comercial e de desenvolvimento da Neuplast, enfatiza que a decisão foi um erro.

Com 35 anos de estrada, a Neuplast opera em Guarulhos (SP) uma capacidade instalada para reciclar 1500 t/mês de polipropileno (PP) e polietileno de alta densidade (PEAD).

Segundo Paulo Francisco da Silva, não existe “oxibio” como dizem. Ou é “oxi” ou é “bio”. O único plástico biodegradável é o ácido polilático (PLA), que se decompõe apenas em condições adequadas de compostagem, algo inexistente ainda no Brasil.

“Em química, o prefixo OXI indica metálicos e o prefixo BIO, tudo o que é orgânico, portanto, não existe oxibiodegradável”, enfatiza o profissional da área.

Ele explica que o termo oxi refere-se à colocação de um aditivo metálico que fragmenta o plástico. “É muito pior do que deixar a peça inteira. Tivemos um problema recente com uma peça termoestabilizada. De uma hora para outra, e sem mudar a formulação, a peça começou a esfarelar durante um teste de 200h a 150ºC. Começamos a pesquisar, encontramos um componente no material e descobrimos que parte dele vinha com aditivação oxidegradável”, destaca.

Na Europa e nos Estados Unidos esse tipo de aditivo encontra muita resistência ao uso, mas tem sido utilizado no Brasil.

Por conta disso, a Abiplast vem fazendo uma ação pesada contra essa homologação, lembrando que a utilização do oxidegradável na fabricação de sacolas plásticas no município de São Paulo está proibida.

Isso porque o material plástico com o aditivo deixa de ser reciclável, pois as partículas resultantes do seu processo de degradação podem permanecer por longo período no meio ambiente, deixando rastros de materiais pesados.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163