02 de março de 2012
A presidente Dilma Rousseff disse que o projeto da Refinaria Abreu e Lima, em PE, é uma “exigência” para tornar o Brasil autossuficiente na produção de derivados do petróleo. A afirmação foi feita durante entrevista no município de Maracanaú (CE).
Dilma afirmou que, embora o retorno financeiro seja baixo, é importante o país fazer o refinamento do petróleo para não se sujeitar às altas dos preços no mercado internacional. “Quando você produz petróleo e gás bruto, se você é uma empresa verticalizada, você perde dinheiro porque na hora em que o vento muda, como mudou agora, você tem um preço exorbitante para os derivados de petróleo que a refinaria produz”, declarou.
A presidente afirmou que a conclusão da refinaria -que já tem 50% do projeto encaminhado e deve ser inaugurada em junho de 2013- é um “compromisso” da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Um dos entraves para a continuidade da construção da Refinaria Abreu e Lima é a entrada da petroleira PDVSA como sócia do projeto. A estatal aguarda a aprovação de um pedido de financiamento no BNDES para entrar no negócio.
Fonte: agências internacionais.