02 de março de 2012
A diretoria da Brinox confirmou a aquisição da Coza (líder em houseware em plástico no Brasil), ambas do RS, e com atuação no segmento de utilidades domésticas. Juntas, elas somam um portfólio de 2,3 mil produtos e ganham mais força no segmento de mercado em que atuam.
Os valores da negociação não foram revelados. De acordo com Christian Hartenstein, presidente da Brinox, a aquisição da nova marca é um passo importante na estratégia de crescimento também para a empresa.
A presidente da Coza, Manuela Zatti, afirmou que a diretoria decidiu avançar as negociações com a Brinox por ser a empresa que melhor compreendeu a sua cultura e pelas condições comerciais, logísticas e operacionais. “Com ela a Coza terá novo estágio de crescimento, afirmou. Juntamente com as irmãs e sócias, Daniela Zatti e Cristina Zatti, Manuela seguirá na Coza, durante o período de integração. “Vamos acelerar o lançamento de novas linhas de produtos e enriquecer a oferta aos clientes”, acrescentou.
A Brinox S.A. é controlada pela Southern Cross desde maio de 2011. Fabrica e vende utensílios domésticos que têm como matéria-prima principal o aço inox e também alguns produtos à base de aço cromado, silicone, nylon e alumínio. Conta com mais de 2 mil itens em seu portfólio que vão desde produtos para copa, cozinha, banheiro e lavanderia até peças de decoração. Além de soluções para a casa, também atua no mercado corporativo como hotéis, bares e restaurantes.
A empresa, com vendas brutas de R$ 160 milhões em 2011, tem uma planta com 33 mil m² de área construída e emprega 400 funcionários. Líder em houseware em plástico no Brasil, em 2012 a Coza comemora 30 anos. Atualmente, a marca está presente em aproximadamente 3 mil pontos de venda no Brasil e exporta para 18 países, dentre eles Espanha, França e Canadá.
Em seu portfólio estão cerca de 300 produtos produzidos em polipropileno, poliestireno, biopolímeros e policarbonato, divididos em 15 linhas. Mais de 50 prêmios nacionais e internacionais reconhecem a qualidade e inovação do design da marca.
Fonte: Jornal do Comércio (RS).