Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

40 ANOS DE HISTÓRIA – Força, transparência e representatividade

selo_finalO Simpep completa 40 anos de história, apoiando seus associados, “sempre um passo à frente” na busca por novas competências representativas.

Essa já era a visão do empresário Martinho Faust, na época de criação da entidade, que juntamente com a senhora Ana Seles Mekis de Starostik, a Dona Anita, sócia-fundadora da Companhia Providência, fundou o Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná, em 1976, juntamente com o senhores Antônio Tomasi, Ilton Borga, Julio Domingos Marchiori e Plínio Barroso de Castro Filho. 

“No início tudo era muito difícil, tínhamos como foco criar uma entidade que atuasse institucionalmente e pudesse ajudar os empresários a avançar nas negociações com a classe trabalhadora, de forma a evitar greves. Um canal de discussão para evitarmos a perda de empregos e queda de produção. Aos poucos, dentro de 3 ou 4 anos, os resultados foram aparecendo e não tínhamos mais paralisações”, relata o fundador Martinho Faust.

Antônio Tomasi, lembra que a entidade nasceu em uma época de mercado  fabuloso, “tínhamos empresas grandes e a concorrência foi se construindo as poucos. Hoje o desafio é a automatização, pois no início tudo era muito manual, as injetoras por exemplo eram chamadas de “mulas mancas” e precisavam de muitos funcionários, em vários turnos, para operacionaliza-las”, destaca.

gentileza

Fomento à mútua colaboração

A transparência, o diálogo e a integração foram os pilares da construção do sindicato, para enfrentar o futuro. Na época, havia uma grande discussão com o Governo em torno do recolhimento do ICMS. E como forma de combater a sonegação e a informalidade das empresas,  entre as décadas de 70 e 80, foi criada a regra da Substituição Tributária, ou ICMS-ST.

Em 1993, essa norma passou a fazer parte da Constituição, por meio de uma emenda, sendo então adotada por todas as unidades da federação, passando a valer a Substituição Tributária, quando o Estado cobra o imposto da venda do comerciante antes, ou seja, no momento em que a mercadoria sai da indústria.

Foi quando se deu o impacto das políticas econômicas na estrutura da entidade, que precisou estar mais preparada para oferecer capacitações, realizar reuniões periódicas e investir em infraestrutura.

plastico

Infraestrutura e profissionalismo

Foi quando o Simpep começou a consolidar o seu caráter estratégico no fomento de ações para obtenção de melhor desempenho das indústrias, tais como os treinamentos de funcionários e conscientização do empresariado sobre o papel da entidade.

Há quatro décadas trabalhando como colaboradora do sindicato, Marize Tisssot Pontarola Rorato, lembra que no início nem sala própria o Simpep tinha.

“Era uma sala emprestada pela Fiep, junto com outros sindicatos. Somente 16 anos depois, conseguimos comprar nossa sede própria, no edifício New York Building, no Centro de Curitiba”, destaca.

“A primeira década foi de conquistas relevantes e adesão de indústrias em todo o Estado do Paraná”, exceto em 15 cidades, que hoje estão localizadas na base territorial do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Norte do Paraná, explica Marize.

Mais estruturada, a entidade conseguiu aumentar significativamente o número de associados, com a vinda das médias e pequenas empresas, além das grandes que foram as pioneiras tais como Automaton, Brasholanda, Newplast, Implasp, entre outras.

industrial plastic granules

ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico

Ela ressalta o papel fundamental da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, que representa o setor no país desde 1967.

“Desde o início, a ABIPLAST deu suporte à entidade, nossas ações eram  referência para as outras entidades nacionais, por meio de intercâmbio e troca de experiências. O que se implementava aqui servia de base para os outros estados. Também passamos a oferecer cursos, palestras, treinamentos e fóruns, consolidando a entidade e promovendo nossas conquistas”, destaca.

 

imagem

Representatividade em todo o Paraná

Nestas quatro décadas, o Simpep construiu um associativismo forte e participativo, assumindo não só um papel institucional na defesa dos interesses privados do setor, como também empresarial, oferecendo serviços e soluções voltadas ao enfrentamento dos problemas reais de seus associados. Hoje, o setor é composto por 940 indústrias de transformação de plástico e reciclagem, das quais 115 são associadas, que juntas empregam cerca de 24.500 profissionais no Paraná, ocupando a 4º posição do ranking nacional em volume de produção.

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163