30 de março de 2012
O governo informou que foi publicada no “Diário Oficial da União” de terça-feira (20), a resolução 16, da Câmara de Comércio Exterior (MDIC), que suspende, pelo prazo de um ano, o direito antidumping definitivo (sobretaxa) e o compromisso de preços relativos às importações brasileiras de diisocianato de tolueno (TDI), originárias dos EUA e da Argentina.
A decisão, tomada durante a última reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior (MDIC), foi motivada pela interrupção da fabricação do produto, informou o Ministério do Desenvolvimento. A única fábrica de TDI no Brasil suspendeu a produção.
No começo deste mês, o imposto de importação do produto já havia caído de 28% para 14%. O TDI é um insumo da cadeia química utilizado na fabricação de espumas flexíveis de poliuretano, colas, vernizes, elastômeros, e com aplicações nas indústrias de móveis, colchões, veículos automotivos e na construção civil em geral.
Fonte: O Globo, G1, Valor Online e Folha.com.