Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Congresso discute futuro da indústria

f09f5367ab873582254ffb71ff3c14afConstrução civil, medicina, redução do desperdício e o futuro da indústria de transformação serão alguns dos temas apresentados no 2º Congresso Brasileiro do Plástico.

Uma das matérias-primas mais estudadas no mundo, o plástico, gera eficiência energética, economia, alta performance e sustentabilidade em diversos tipos de aplicação. Na saúde é usado em materiais e equipamentos que tornam os procedimentos médicos mais eficazes e seguros.

Na construção, possibilita redução no custo das obras e conforto térmico e acústico em algumas instalações. Entre as inúmeras aplicações do material, o Congresso Brasileiro do Plástico traz em sua 2ª edição especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar cases sobre a contribuição do plástico no desenvolvimento ambiental, social e econômico.

O evento, que será realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), terá em sua programação temas como a excelência do setor, o futuro da indústria de transformação, a redução do desperdício de alimentos e resíduos de embalagens, aplicações racionais do plástico tanto na construção civil, como na medicina,o que proporciona melhor qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais, soluções tecnológicas inovadoras com ênfase em Visão Computacional e Inteligência Artificial, e esclarecimento sobre o seu impacto ambiental.

Uma das presenças internacionais confirmadas para o 2° Congresso Brasileiro do Plástico é o Dr. Lorenzo Tavazzi. Diretor da Prática de Cenários e Inteligência da EuropeanHouse – Ambrosetti, Tavazzi trabalhou em projetos de estratégia e internacionalização para empresas como ABB, BASF, Unilever, PlasticsEurope Itália e foi responsável por estudos da retomada do setor plástico na Europa.O executivo virá ao Brasil para o Congresso Brasileiro do Plástico dissertar sobre o assunto.

A importância do plástico na medicina estará em destaque na palestra da Dra. Maria Elizete Kunkel, que falará sobre a evolução das órteses e próteses feitas em impressora 3D. Maria Elizete Kunkel é professora adjunta de Engenharia Biomédica, subárea Biomecânica. Trabalhou 8 anos com ensino e pesquisa na Alemanha, no Instituto de Robótica Médica em Braunschweig e no Instituto de Pesquisa em Biomecânica em Ulm. Atualmente, coordena o Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP, desenvolvendo pesquisas na área de Tecnologia Assistiva (próteses, órteses e cadeira de rodas), antropometria e criminalística.

O Dr. Joaquim Caracas apresentará aplicações racionais do plástico na construção civil. O engenheiro fundou, em 1997, a Impacto, empresa focada no desenvolvimento de sistemas construtivos para lajes prediais, utilizando técnicas patenteadas e inovadoras. Diversas tecnologias de seu portfólio envolvem plástico reciclado, design inteligente e concreto protendido, promovendo economia de até 85% no uso da madeira e até 45% em mão de obra. Esse modelo tem se consolidado por todo o Brasil como um formato inovador e sustentável para a execução de estruturas.

A indústria de transformação do plástico será o tema abordado por Éverton Simões Van Dal, engenheiro de Tecnologia da Braskem. Van Dal graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade Pierre e Marie Curie (França), com períodos de estudo no INSA Toulouse (França) e na Universidade de Newcastle (Inglaterra). É fundador da Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR. Participou da SingularityUniversity no campus da NASA na Califórnia, recebendo uma formação em novas tecnologias e inovação. Atualmente, na Braskem, trabalha avaliando novas tecnologias renováveis e também é responsável por iniciativas em impressão 3D.
Do entendimento à solução, o tema poluição nos mares será apresentado pelo Prof. Dr. Alexander Turra. Livre docente no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Turra tem formação na área de Ciências Biológicas e mestrado e doutorado em Ecologia. Com experiência nas áreas de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica e Gerenciamento Costeiro, atua principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação marinha; Impacto ambiental marinho; Ecologia de populações marinhas, com ênfase em caranguejos ermitões; Estrutura e organização de comunidades marinhas.

A segunda participação internacional vem da Alemanha, assim com o italiano Tavazzi, atender exclusivamente ao Congresso Brasileiro do Plástico. Guido Aufdemkamp, diretor executivo da FlexiblePackaging – FPE (Embalagens Flexíveis da Europa), apresentará um painel sobre embalagens flexíveis com ênfase na redução do desperdício de alimentos e resíduos de embalagens. Formado em economia, Aufdemkamp tem como atividade principal representar a indústria de embalagens flexíveis europeia a nível europeu e no cenário internacional. A FPE lida com uma ampla gama de questões relevantes para a indústria de embalagens flexíveis, mais notavelmente o contato com alimentos, sustentabilidade e questões ambientais.

O Congresso também terá espaço para a tecnologia, com a palestra do Dr. Charles Stempniak, CEO da Smart Matrix. O doutorando em Engenharia versará sobre drones, visão computacional e inteligência artificial, destacando o uso dessas tecnologias a serviço da saúde e da segurança. Stempniaktrabalha em diversas áreas que envolvem tecnologia de hardware, incluindo design de produtos que demandam injeção de moldes para componentes de plástico e fibra de carbono. Durante o congresso o executivo fará demonstrações com dois drones hexacópteros e um óculos de realidade virtual usado em simulações de voos.

Para Alfredo Schmitt, presidente do Congresso Brasileiro do Plástico, a programação proporciona aos participantes a oportunidade de ter acesso a informações e conhecimento dos mais variados segmentos, mas todos destacando a importância do plástico. “Contaremos mais uma vez com um excelente grupo de palestrantes. São profissionais de alto nível, que apresentarão cases de diversas áreas nas quais o plástico é essencial para o exercício das suas atividades”, explica o executivo.

Serviço:
2º Congresso Brasileiro do Plástico
Data: 5 e 6 de outubro de 2016
Local: Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Endereço: Av. Ipiranga, 6.681 – Paternon – Porto Alegre/RS
Mais informações: www.congressodoplastico.com.br

 

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163