10 de abril de 2017
Com o objetivo de conquistar apoio para a viabilidade de constituição da primeira unidade administrativa em Curitiba(PR), o Observatório Social do Brasil (OS) realizou palestra de sensibilização, ministrada pela secretária executiva Letícia Cardoso, para equipe de trabalho de RH das empresas associadas ao Simpep, no último encontro.
O Observatório Social é na prática uma rede de mais de 3 mil voluntários que fiscaliza a atuação de prefeitos e vereadores em diversas localidades do Brasil, gerando uma economia para os cofres municipais de mais de R$ 1,5 bilhão, nos últimos 4 anos.
A associação atua como pessoa jurídica, realizando um trabalho técnico e fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.
Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas e a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte.
Atualmente são 108 observatórios sociais atuantes, em 19 estados brasileiros, a fim de barrar as compras inadequadas que os municípios tentam fazer, com apoio de um maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, atuam na entidade.
O envolvimento do Observatório Social está presentem em campanhas como a da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – Campanha Vote Bem – e pautas nacionais, como a entrega das mais de 2 milhões de assinaturas da campanha do Ministério Público Federal (MPF) – 10 medidas contra a corrupção – e o apoio à CGU na aprovação da PEC 45/2009 que tornaria os órgãos de controle interno permanentes, além de espelhar quase integralmente as macrofunções da controladoria.
Para saber mais informações, acesse o site www.osbrasil.org.br ou entre contato por email secretaria@osbrasil.org.br.