Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Selo verde irá garantir qualidade de plásticos reciclados

A indústria brasileira de material plástico criou um selo verde para certificar a qualidade dos produtos reciclados e minimizar o desperdício de resíduos, que chega a R$ 8 bilhões por ano.

Trata-se do Selo Nacional de Plásticos Reciclados (Senaplas), lançado no último dia 22 de janeiro, pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

De acordo com o coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da Abiplast, Ricardo Hajaj, o próximo passo da entidade será estabelecer três classificações do selo diferentes, quanto aos aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Para a presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Paraná (Simpep), Denise Dybas Dias, “a certificação deve contribuir também para combater a informalidade do setor e estimular iniciativas que priorizam o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), apoiada pelo Simpep”.

O diretor de serviços do Simpep, Thomas Hoffrichter, e o executivo Luiz Roberto dos Santos, que representam a entidade na câmara, participaram da criação do selo.

Segundo Thomas Hoffrichter, a implantação do Senaplas deve melhorar a competitividade do segmento, que hoje sofre com os importados. “E principalmente com as empresas informais, que não pagam impostos, não prezam pela qualidade e que praticam concorrência desleal”, enfatiza.

Podem ser certificadas indústrias produtoras de matéria-prima reciclada que comercializam resinas recuperadas e produtos transformados pelos recicladores.

O processo de verificação será realizado pelos sindicatos estaduais e a certificação terá vigência de dois anos. Em todo o Brasil, são mais de 800 recicladores de plástico.

Central de Valorização de Materiais Recicláveis

No caso do Paraná, as indústrias de material plástico contam com um importante recurso para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a CVMR, que hoje está instalada em Pinhais e terá três novas unidades em funcionamento em diferentes regiões em 2014.

Criada para facilitar e profissionalizar o processo de destinação dos resíduos sólidos da indústria paranaense de material plástico, a central processa mensalmente 220 toneladas de recicláveis.

Depois de processadas, as embalagens são vendidas para os grandes aparistas e indústrias, com retorno financeiro para os catadores por meio de suas respectivas associações. O projeto é apoiado e financiado pelo Simpep, empresas privadas, associações de classe e sindicatos patronais do setor.

Publicado em: 19/02/2014

Clique aqui para visualizar a newsletter completa.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731, 3° andar, conjuntos 301/302

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163