19 de março de 2012
Em meio ao clima de apreensão que permeia a cadeia do alumínio, a fabricante e distribuidora de transformados Belmetal planeja diversificar sua atuação e está apostando no segmento de materiais de plásticos, voltados para a construção civil. “Esse segmento está crescendo mais do que o de produtos transformados de alumínio”, disse o presidente da companhia, Wellington Germano de Queiroz.
Com faturamento de R$ 563 milhões no ano passado (alta de 8%), a empresa atua como distribuidora de produtos do metal, além de ter uma fábrica com capacidade de processar 5 mil toneladas de alumínio /ano. A unidade da Belmetal produz transformados voltados para a indústria de bens de consumo, como materiais para embalagens, tubos de alumínio para linha branca e refrigeração automotiva.
Enquanto as vendas no segmento de transformados de alumínio cresceu 6,7% em 2011 na empresa, os produtos de plástico avançaram 39%. Para este ano, a companhia projeta alta de até 14% nos transformados e de 25% em plásticos. Em cerca de três anos, espera-se que a nova divisão passe a representar mais de 20% dos resultados.
Para este ano, a Belmetal projeta crescimento de 15% no faturamento, que deve alcançar R$ 650 milhões. Além do avanço do segmento de plásticos, a empresa tem aumentado sua participação no mercado de transformados de alumínio, que hoje está em 7,5%. O setor de construção civil impulsiona esses resultados: neste segmento, a empresa tem um contrato de exclusividade na distribuição dos produtos extrudados (processo de fabricação de perfis usados em janelas e portas) e telhas fabricadas pela Votorantim Metais – CBA.
Os investimentos em 2012 somarão R$ 30 milhões e serão voltados à distribuição e serviços, além da abertura de duas novas filiais: em Goiânia e Brasília. Até agora, a companhia tinha 12 filiais para distribuição. Para Fabossi, o centro-oeste e nordeste têm grande potencial.
Fonte: Valor Econômico.