22 de fevereiro de 2013
Após a aquisição do Finibanco Holding por parte do Montepio em finais de 2010, a Finicrédito alinha agora a sua marca com o grupo mutualista. Para além de passar a designar-se de Montepio Crédito, IFIC e assumir um novo logótipo, a instituição aproveitou igualmente para rever a sua estratégia e respetivo posicionamento no mercado.
“Se anteriormente estávamos mais centrados no financiamento ao mercado automóvel, o foco agora é alargar as linhas de negócio às áreas da indústria de transformação, logística e transportes, desenvolvendo soluções de financiamento especializado para as empresas”, avançou Pedro Alves, presidente do conselho de administração do Montepio Crédito.
Adiantou: “O Montepio Crédito manterá e aprofundará as suas parcerias com os mais de 600 pontos de venda de retalho automóvel e estabelecerá novas parcerias privilegiadas com os representantes e fornecedores de marcas de equipamentos industriais e veículos de transporte, disponibilizando Renting, Aluguer Operacional de Viaturas e de Equipamentos, Leasing e Crédito Clássico”.
Outros dos propósitos que serviram de base a este processo de reestruturação interna e estratégica, iniciado em Maio de 2012, foram a contenção dos custos, a melhoria do sistema de gestão de riscos, o desenvolvimento de novas linhas de negócio e a recuperação da quota de mercado e carteira global de financiamento. Sendo que este último objetivo, com base no quadro em baixo, acabou por ser atingido já em 2012.
Em termos de quotas de mercado de financiamento, a empresa atingiu, em 2012, os 5,5% nos meios de transporte, os 11,8% nos veículos pesados e os 1,2% nos equipamentos industriais. O total da carteira de financiamento atingiu os 260,1 milhões de euros.
Fonte: OJE