Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Indústria vai investir menos, mostra FGV

A parcela de empresas brasileiras que pretende aumentar seus investimentos nos próximos doze meses atingiu o menor patamar em um ano, mostra a Sondagem de Investimentos da Indústria, da Fundação Getulio Vargas. Entre as empresas consultadas, 34% planejavam investir mais, uma queda significativa em relação aos 51% registrados no trimestre anterior. Já o percentual daquelas que previam reduzir investimentos subiu de 15% para 17%.

Há uma desaceleração implícita nesses números, porque o investimento vinha ganhando força desde o fim do ano passado e perdeu vigor neste terceiro trimestre. É resultado da combinação de alta dos juros, endividamento das famílias, que limita a venda dos bens duráveis, aumento dos estoques, inflação, manifestações. Tudo colaborou para gerar incertezas e afetou o ímpeto dos empresários — disse Aloisio Campelo, economista do Ibre/FGV

Campelo avalia, entretanto, que os números não são totalmente negativos e prevê que este ano os investimentos cresçam de 7% a 8%, depois de registrarem queda de 4% em 2012.

O dado atual é que o percentual de empresas que vai aumentar o investimento ainda é maior do que a parcela que não vai — ponderou.

A Sondagem também apontou desaceleração no ritmo de investimentos realizados nos últimos doze meses. Enquanto 36% das indústrias informaram ter elevado os desembolsos neste período, na pesquisa anterior essa fatia era de 45%.

A FGV introduziu a pergunta sobre investimento em sua pesquisa há um ano e divulgou o resultado pela primeira vez ontem, agora que já tem uma série histórica de 12 meses.

Fonte: O Globo

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731, 3° andar, conjuntos 301/302

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163