13 de agosto de 2020
A Prefeitura de Curitiba recebeu, nesta quinta-feira (13/8), 20 mil aros para a montagem de máscaras-escudo (face shield) de proteção facial contra a covid-19. O item, que serve de suporte para o equipamento de proteção individual (EPI), será usado na linha de produção de máscaras do FabLab Cajuru e foi doado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Paraná (Simpep).
O FabLab já produziu mais de 11 mil máscaras-escudo para quem está na linha de frente do combate ao novo coronavírus. O EPI foi entregue a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Ação Social (FAS), Defesa Social, do Hospital do Idoso, Siate, Hospital do Trabalhador, da Santa Casa de Misericórdia, além das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
“Essa doação vai aumentar muito a nossa capacidade de produção de face shields, garantindo a proteção de quem trabalha na linha de frente”, disse Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
“Os protetores faciais foram desenvolvidos e confeccionados seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, de acordo com os requisitos estabelecidos na portaria Nº 356, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, disse Maria Solange Vieira, diretora jurídica do Simpep, que fez a entrega dos aros no FabLab.
O Simpep lançou a campanha Plástico Salva, que prevê a doação de 50 mil protetores faciais para Curitiba e mais 11 cidades da Região Metropolitana. O projeto tem o apoio das empresas associadas e fornecedores de resina, como a Braskem, a maior empresa petroquímica da América Latina, que doou quatro toneladas de resina termoplástica para a produção dos protetores faciais, além de outros fornecedores e indústrias ligadas à cadeia do plástico.
Também estiveram na entrega o diretor de Marketing e Negócios da Agência Curitiba, Paulo Krauss; o gestor do FabLab, Cleverson Fuzeti; e a gestora de projetos da Agência, Alessandra Reis.
Como colaborar
Para continuar fazendo as impressões das máscaras em impressoras 3D e corte a laser, o FabLab precisa de doação permanente de chapa de PETG cristal transparente, filamento para impressão 3D e elástico aurata com furos para regulagem de tamanho.
Os insumos podem ser entregues na sede do FabLab na Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru).
Vários órgãos do município, como Agência Curitiba, FAS e Secretaria da Educação, além de empresas privadas, se mobilizaram para implantação da linha de produção no FabLab. “É uma ação conjunta do Vale do Pinhão”, reforça Cris Alessi. A maioria das impressoras 3D usadas na fabricação veio dos Faróis do Saber e Inovação da Prefeitura.