02 de fevereiro de 2022
Expansão de 2,9% foi a primeira taxa positiva mensal, frente ao mês anterior, desde maio de 2021 (1,2%), e também a maior variação desde julho de 2020 (9,2%)
A expansão de 2,9% da indústria em dezembro, frente a novembro, mostrou comportamento fora do padrão observado ao longo de 2021, mas ainda é prematuro avaliar se há mudança para uma trajetória ascendente da atividade, segundo o gerente da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), André Macedo.
Ele fez o comentário ao divulgar os resultados do estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira taxa positiva mensal, frente ao mês anterior, desde maio de 2021 (1,2%), e também a maior variação desde julho de 2020 (9,2%).
Houve alta em todas as quatro categorias da indústria e em 20 das 26 atividades. As principais influências vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (12,2%) e produtos alimentícios (2,9%).
“Dezembro teve crescimento fora do padrão que o setor industrial mostrou ao longo de 2021. É claro que os veículos automotores e alimentos têm influência, mas há um perfil disseminado de altas, com 20 das 26 atividades. É a primeira taxa positiva desde maio e o maior avanço desde julho de 2020”, diz o pesquisador.
RECUPERAÇÃO DOS ESTOQUE
Macedo aponta que há sinais positivos vindo do mercado de trabalho e de recuperação de estoques, que podem ter ajudado o desempenho de dezembro, mas o cenário geral permanece com fatores que pesam sobre a indústria, como inflação elevada e precarização do mercado de trabalho.
“A gente vê alguns sinais positivos, vindo do mercado de trabalho, com algum grau de recuperação, embora com precarização, pode ter alguma recuperação de estoques, mas de fato tem dezembro diferente do que se viu ao longo de 2021”, afirma ele, lembrando que o crescimento de dezembro não compensa também a perda de 3,3% acumulada entre junho e outubro. Em novembro, a atividade ficou estável.
Para o gerente da pesquisa, ainda não é possível falar em mudança no comportamento da indústria. O movimento, segundo Macedo, reflete o desempenho de dezembro.
Fonte: VALOR ECONÔMICO