06 de julho de 2012
Acordo prevê o desenvolvimento de processos catalíticos para a fabricação de produtos “verdes”
A Braskem e a empresa norte-americana W.R. Grace & Co. fecharam parceria para o desenvolvimento de tecnologias de processo e sistemas catalíticos para a obtenção de produtos químicos oriundos de fontes biológicas. O acordo visa desenvolver processos de conversão de matérias-primas de origem renovável em produtos de alto valor agregado.
O uso de matérias-primas mais sustentáveis é uma tendência crescente na indústria química global. A tecnologia que será desenvolvida pelas duas empresas baseia-se no uso de carbono renovável produzido a partir de processos agrícolas, contribuindo para reduzir as emissões de carbono em relação a matérias-primas tradicionais.
“A Braskem entende que a inovação é fundamental para consolidar sua liderança no mercado global de biopolímeros, ampliando seu portfólio de produtos de base renovável. A parceria com a Grace vai nos ajudar a atingir nosso objetivo de forma mais rápida e efetiva”, afirma Marcelo Nunes, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.
A W.R. Grace é reconhecida mundialmente por sua atuação inovadora na área de catalisadores com liderança nos segmentos de refino de petróleo e de poliolefinas. “Estamos contentes por ter a oportunidade de trabalhar com a líder mundial em plástico verde”, diz George Young, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Grace.
A Braskem produz em escala industrial, desde setembro de 2010, polietileno oriundo do etanol de cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável. Este plástico “verde” é um marco mundial de inovação, que faz do Brasil o maior produtor de biopolímeros do planeta. Identificado pelo selo “I’m greenTM”, o polietileno verde brasileiro está presente em diversos produtos no Brasil e no mundo.
Fonte: Braskem