17 de dezembro de 2013
Na área industrial há mais de 30 anos, o empresário paulistano Jorge Carraro, “corintiano de corpo e alma”, como ele mesmo se define, acompanhou de perto os avanços dos últimos anos do setor plástico, desbravando com o mesmo espírito que rege a sua paixão pelo futebol, o que é hoje um dos mais promissores segmentos industriais do Brasil.
“Tudo era muito diferente, o mercado era menor e menos competitivo, não existia tanta diversidade de matéria-prima disponível, mas fomos crescendo, juntamente com o Brasil, e hoje podemos comemorar a consolidação de um setor forte, em franca expansão, que se abre para novas perspectivas e oportunidades”, avalia.
Para ser experiente no ramo, o “segredo foi descobrir um nicho de mercado específico, onde os grandes não atuam ou não possuem muito interesse em atuar”, ressalta.
Em 2013, a sua empresa AMK Indústria e Comércio, que tem sede em Curitiba (PR) desde 2001, inseriu um novo item em seu portfólio, a linha de tubos corrugados para tratores, caminhões e ônibus, demonstrando grande visão estratégica para identificar novas demandas do setor.
Ao lado de sua família e de uma equipe fortalecida, ele coordena de forma dinâmica e presente a fabricação mensal de cerca de 40 toneladas de produtos derivados da extrusão de PVC flexível, implementando diversos processos de inovação em sua fábrica.
“Optamos por nos especializar em dois mercados muito promissores no Brasil, no qual já tínhamos bastante conhecimento técnico e mercadológico e que tem variado positivamente nos últimos anos, com a vinda de novas montadoras para cá e o aumento do consumo e renda do brasileiro”, explica o empresário.
“Nosso principal produto é o tubo para chicote elétrico, destinado às indústrias do segmento automobilístico, linha branca entre outros”, explica Jorge, que se firmou como um dos principais fornecedores no Sul e Sudeste do País.
Segundo ele, eventuais problemas podem vir a ocorrer, em qualquer tipo de fornecimento de produto ou serviço. Entretanto, o que destingue e caracteriza um bom fornecedor é a sua disposição e compromisso em prontamente reparar os defeitos, corrigir os erros e buscar sempre o melhor para seu cliente. “Isso permite estabelecer uma relação comercial sólida e duradoura”, reforça.
Integrando atualmente o Conselho Fiscal do Simpep, Jorge Carraro ressalta a importância da troca de experiência entre os associados: “são os bons relacionamentos que atribuem valor aos ativos do Simpep. Gosto muito de participar das reuniões, pois é sempre um momento muito enriquecedor de vivência em grupo, o que nos ajuda a pensar e a repensar a nossa prática, são insights preciosos”.
Publicado em: 17/12/2013
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