18 de fevereiro de 2013
Uma reciclagem econômica se define pela transformação de material contaminado em produtos de alta qualidade. Após testes bem sucedidos junto a um fabricante sul-americano de filmes para produtos alimentícios, a Kreyenborg GmbH equipou oito linhas de reciclagem desta empresa com troca-telas de retrolavagem.
Através do processo de filtração, flocos de PET podem ser processados com um taxa de até 500 kg/h. Assim, diferentes qualidades do material e graus de contaminação variáveis representam um desafio para o troca-telas.
O troca-telas de retrolavagem dispõe de uma função de auto-limpeza; o procedimento de retrolavagem é iniciado após se atingir um certo limite de pressão. Neste processo, uma tela de filtro sai automaticamente do fluxo de produção e é retrolavado pelo fluxo de massa fundida redirecionado. Como resultado, a contaminação é removida da cavidade da tela e ejetada via canais de dreno. Este material corresponde ao material perdido pela operação de retrolavagem. Depois desta etapa, a tela de filtro é deslocada novamente para a posição de produção.
Para se ter uma estimativa dos custos operacionais (perda de retrolavagem devido à retrolavagem, tecido da tela, etc.), os oito troca-telas instalados pela Kreyenborg GmbH foram comparados com um filtro rotatório de telas atualmente disponível em uma linha de extrusão idêntica no cliente. Durante o processamento de vários materiais diferentes, foi possível reduzir à metade a quantidade de material perdido por hora devido à operação de retrolavagem usando-se o filtro de retrolavagem da Kreyenborg, em comparação com o filtro rotatório de telas existente. Além disso, foi possível aumentar a finura da malha do filtro.
A chave para o sucesso do sistema está tanto na experiência e tecnologia usada no projeto como na compatibilidade dos vários componentes. O cliente está tão satisfeito com os troca-telas instalados que, no próximo ano, pretende instalar dois troca-telas de retrolavagem adicionais da Kreyenborg.
Fonte: Kreyenborg